Por Phelipe Reis
Imagina você ter que deixar o seu país de origem e ir para um lugar desconhecido, sem saber a língua, sem um local para morar e sem ter ninguém para lhe ajudar. Essa é a realidade de centenas de afegãos que chegaram ao Brasil desde o ano passado, após o Talibã ascender o poder no Afeganistão em 2021. Segundo a Polícia Federal, até meados de setembro deste ano, cerca de 1100 afegãos chegaram ao Brasil pelo Aeroporto de Guarulhos, em São Paulo, onde várias famílias estão alojadas em tendas improvisadas.
Inspirada pela recomendação bíblica, “fui estrangeiro, e vocês me acolheram” – (Mc 25:25b), a Aliança Evangélica Brasileira está mobilizando voluntários e recursos para ajudar essas famílias em suas necessidades mais imediatas. Em parceria com a Missão Sepal e a Missão Jovens da Verdade, a Aliança conseguiu atender cerca de 90 pessoas, oferecendo a elas um dia de cuidado, alimentação e descanso, no Acampamento Jovens da Verdade.
Os voluntários da Aliança estão no Aeroporto de Guarulhos recebendo doações, contabilizando e organizando o estoque dos materiais que chegam ao local. Alguns deles também dão apoio nas aulas de português oferecidas aos refugiados.
Participe do que Deus está fazendo:
DOE: Você pode contribuir financeiramente pelo PIX: [email protected], acrescentando 0,15 centavos para a identificação desta campanha. Ou fazer doações de bisnaguinhas, biscoito sem recheio, água mineral e cobertores.
ORE: Pelos refugiados que chegam em nosso país; por aqueles que ainda não possuem uma moradia; pelas famílias de refugiados que foram separadas; pelos que perderam alguém; para que o socorro chegue a quem precisa; por recursos financeiros e materiais; pelos voluntários; pelas iniciativas pessoais e institucionais de captação de recursos e socorro emergencial; pelas igrejas que tem acolhido e se mobilizado em prol dos refugiados; para que as autoridades direcionem os recursos com sabedoria.
VÁ: São muito bem-vindos voluntários que tenham disponibilidade para servir no cuidado e acolhimento dos refugiados. Pessoas que falam inglês podem acompanhar os afegãos em consultas médicas para auxiliá-los na comunicação. Advogados podem ajudar com documentações. Clique aqui para se inscrever no processo de seleção de voluntários.
Phelipe Reis – jornalista e colaborar de conteúdo para a Aliança Evangélica.