Scroll Top

Brasil: o que está por trás da violência?

2(2)
Live do Diálogos de Esperança vai discutir violência, civilidade e o papel da igreja

 

O Brasil cantado, em verso e prosa, pelos sambistas de antigamente não é o mesmo que se configura, dia a dia, nas esquinas escuras das cidades. Violento e excludente, o país apresenta estatísticas que nos fazem refletir sobre que nação estamos construindo. E mais: que “sal” e “luz” a igreja tem sido na missão de anunciar o “príncipe da paz”?


Cenário

Os números (referentes a 2022) da 17ª edição do Anuário Brasileiro de Segurança Pública* publicados em julho trazem a triste dimensão do problema:

– Foram 47,5 mil mortes violentas intencionais;

– O Brasil registrou o maior número da história de casos de estupros – considerando também estupros de vulneráveis: 74.930 vítimas. O que significa 6.244 casos por mês ou 205 registros do crime por dia. 61,4% das vítimas que tiveram ocorrência registrada tinham no máximo 13 anos.

– Os registros de racismo e homofobia (ou transfobia) cresceram mais de 50%.

– Os crimes de homicídio doloso (-1,7%) e latrocínio (-15,3%) apresentaram diminuição de 2021 para 2022, enquanto as lesões corporais seguidas de morte (18%) e os assassinatos de policiais (30%) cresceram no mesmo período.

– Todos os crimes contra crianças e adolescentes – com exceção de mortes violentas intencionais – tiveram aumento.

Além das estatísticas do Anuário, não faltam manchetes de notícias relatando casos cotidianos de violência: ataques a escolas, brigas e mortes no trânsito, agressão em lugares repartições públicas. Tudo isso nos faz perguntar: O que está por trás do ambiente de violência no Brasil?


Tema da live

Para conversar sobre isso, a próxima live do Diálogos de Esperança, que vai acontecerá na próxima terça-feira, dia 29, terá como tema “A violência no Brasil, a desconstrução da civilidade e o impacto das igrejas”. Os convidados são Adriane Maia, médica e estudiosa em Segurança Pública e Violência Armada, e Fernando Alves, delegado da Polícia Civil e cientista político. Os âncoras serão Claudia Moreira e Valdir Steuernagel.

A live será transmitida, simultaneamente, nos canais da Editora Ultimato (Youtube e Facebook).

* O Anuário Brasileiro de Segurança Pública se baseia em informações fornecidas pelas secretarias de segurança pública estaduais, pelas polícias civis, militares e federal, entre outras fontes oficiais da Segurança Pública.


Serviço | Diálogos de Esperança n° 83

Tema: “A violência no Brasil, a desconstrução da civilidade e o impacto das igrejas”

Quando: 29 de agosto de 2023.

Horário: 19h (horário de Brasília).

Canais: Youtube e Facebook da Editora Ultimato.

Entrevistados: Adriane Maia e Fernando Alves.

RealizadoresAliança Evangélica BrasileiraTearfundUltimato e Visão Mundial.


Sobre os entrevistados:

Adriane B. Pires Maia, Cirurgiã Maxilofacial. Mestre e doutora em Sociedade, Violência e Saúde (Fiocruz/RJ) com pesquisas, artigos e livros sobre a temática da Segurança pública e violência armada. Fundadora da Organização Casa Semente.  Conselheira das organizações Missão Aliança e Lifewords. Tenente coronel do corpo de saúde da Polícia Militar do estado do Rio de Janeiro.

Fernando Alves é Delegado de Polícia Civil. Formado pela UFRN é mestre em Ciências Sociais pela PUC-SP e Doutor em Direito Público pela Unisinos/RS. É do Presbitério da Igreja Evangélica de Confissão Luterana-IECLB no Recife, bem como faz bacharelado em Teologia pelas Faculdades EST. É membro do Movimento Policiais Antifascismo e da Frente de Evangélicos pelo Estado de Direito.


Playlist do Diálogos de Esperança
Assista a todas as lives já realizadas aqui.

Related Posts

Comments (2)

Pautas importantes e significativas

Temas muito importantes e significativos

Leave a comment

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Privacy Preferences
When you visit our website, it may store information through your browser from specific services, usually in form of cookies. Here you can change your privacy preferences. Please note that blocking some types of cookies may impact your experience on our website and the services we offer.