Capelania

slider1-879x563

Capelania Evangélica: Uma Ação de Cuidado com o Próximo

Um manual para elaborar, implantar e revisar seu projeto de assistência religiosa.
Por: Antonio Carlos da Rosa Silva Junior – Juiz de Fora MG
H

á vários anos estou envolvido com as capelanias, especialmente a prisional. Nesse tempo percebi que o despreparo de alguns capelães acaba dificultando (ou até impedindo) o trabalho dos demais.

Você já deve ter ouvido casos de pessoas ungindo indiscriminadamente os enfermos nos hospitais, contrariando todas as regras de higiene e de saúde. Deve também ter ouvido sobre empresários que marcam celebrações religiosas (cultos ou orações) com todos os funcionários, quase que obrigando que estes participem.

Essas dinâmicas decorrem da confusão – equivocada – entre capelania e evangelização. Embora as ações de capelania envolvam o anúncio da salvação em Cristo, não se limitam a isso. A ansiedade pela conversão das pessoas, ainda mais se essa conversão for em grande número, tolhe outras perspectivas bíblicas para o envolvimento com a assistência religiosa.

Entre essas perspectivas está o cuidado com o próximo, independentemente da fé que ele professe. Entender que o homem foi criado à imagem e semelhança de Deus deve fazer toda diferença em nossa prática assistencial. Ainda, outra motivação está em levarmos os valores cristãos aos indivíduos, auxiliando-os na mudança de comportamentos. Aqui reside o “interesse público”, capaz de fazer com que o Estado se socorra das Igrejas com vistas à transformação social.

Embora haja peculiaridades ministeriais nas diferentes áreas de capelania, existem muitos temas e elementos que são comuns a todas elas. Nessa linha estão, por exemplo, alguns aspectos jurídicos (como laicidade e liberdade religiosa), a secularização, o sincretismo e o aconselhamento a partir da ética cristã.

Além disso, todos precisamos pensar na elaboração e na implantação do projeto de capelania em si.

  • Qual a realidade que você enfrenta?
  • Que atividades você pretende desenvolver?
  • Essas ações atendem, de fato, à realidade diagnosticada?
  • Quais são as metas e os custos do seu projeto?

As respostas a essas perguntas são fundamentais para a efetividade da assistência religiosa que será prestada.

O que você precisa saber sobre capelania

Pensando nessas  questões é que escrevemos o livro “O que você precisa saber sobre capelania: um manual para elaborar, implantar e revisar seu projeto de assistência religiosa”, lançado pela Trans Mundial. Trata-se de uma apresentação minuciosa de diretrizes fundamentais aplicáveis a todas as capelanias, aliando teoria e prática.

O autor abordou com maestria as diversas dimensões da capelania, conduzindo-nos a refletir uma visão moderna, sistêmica, cristocêntrica e transformadora do tema. Com certeza a leitura da obra vai agregar muito valor a você e a sua igreja, seja na construção ou na melhoria do projeto de capelania, em qualquer área.

Que Deus nos abençoe, fazendo com que o clamor dos necessitados chegue aos nossos corações, despertando vocações para a prática cristã da misericórdia, da compaixão, do perdão e do amor.

autor: Antonio Carlos da Rosa Silva Junior
O autor, Antonio Carlos da Rosa Silva Junior, é presbítero na 5ª Igreja Presbiteriana de Juiz de Fora, MG. Doutor e Mestre em Ciência da Religião, possui graduação em Direito e em Teologia. É autor, entre outros, dos livros “O que você precisa saber sobre capelania: um manual para elaborar, implantar e revisar seu projeto de assistência religiosa” (RTM, 2018), “Como anunciar o evangelho entre os presos: teologia e prática da capelania prisional” (Ultimato, 2016), “Deus na prisão: uma análise jurídica, sociológica e teológica da capelania prisional” (Betel, 2ª edição, 2015) e “A verdade os libertará” (SBB, 2015). Contato: (32) 9 8875-2610 e [email protected].

Comments (4)

Muito interessante, edificante e estimulante para quem tem este desejo no coração. Eu tenho este desejo e ja realizei alguns trabalhos de evangelização, mas vejo aqui a possibilidade de um trabalho mais biblicamente amparado. Vou ler o artigo ou procurar o livro.

Aliança Evangélica

Além disso, todos precisamos pensar na elaboração e na implantação do projeto de capelania em si.

Aliança Evangélica

Entre essas perspectivas está o cuidado com o próximo, independentemente da fé que ele professe. Entender que o homem foi criado à imagem e semelhança de Deus deve fazer toda diferença em nossa prática assistencial

Aliança Evangélica

Ainda, outra motivação está em levarmos os valores cristãos aos indivíduos, auxiliando-os na mudança de comportamentos.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Privacy Preferences
When you visit our website, it may store information through your browser from specific services, usually in form of cookies. Here you can change your privacy preferences. Please note that blocking some types of cookies may impact your experience on our website and the services we offer.