Os Diálogos de Esperança desta terça-feira, dia 14 de Junho, traz à tona um assunto que vem ganhando destaque entre a igreja contemporânea: o fenômeno dos “desigrejados”. Com o tema “O que afasta as pessoas das igrejas? – Uma conversa sobre o fenômeno dos ‘desigrejados'”, o Diálogos de Esperança convida o pastor Ricardo Agreste, que é diretor do Centro de Treinamento para Plantadores de Igrejas (CTPI) e Fernanda Salviano, uma jovem comunicadora com larga experiência em trabalhos com mídia dentro de grandes igrejas e organizações cristãs, no Brasil e nos Estados Unidos.
Há cada ano que passa, pesquisas mostram que o número de evangélicos que deixam o convívio e o espaço dos templos, cresce em números alarmantes. Segundo o último censo do IBGE, em 2010, o número de cristãos que se declararam sem vínculo denominacional saltou de menos de 1 milhão em 2000 para quase 10 milhões em 2010, um crescimento de mais de 780%. Estima-se ainda que, o número de evangélicos sem vínculo com uma instituição religiosa pode chegar a atual marca de mais de 16 milhões de pessoas, o que, se confirmado, os elegeria (se fossem uma denominação), como o segundo maior grupo confessional do país, ficando apenas atrás das Assembleias de Deus.
Mas o que tem afastado essas pessoas de suas igrejas? E afinal, o que configura o “desigrejamento”? A pergunta-tema da live dos Diálogos de Esperança, para além de apontar os problemas ou razões que levam a esse afastamento, como possíveis casos de escândalos, hipocrisia e falta de transparência ou a simples desconexão entre a teologia dos púlpitos e as experiências do cotidiano das pessoas, a live quer aproximar-se deste assunto com misericórdia e disposição para entender melhor este universo, que ao contrário do que muitos podem imaginar, não está restrito aos “novos na fé”. O tema da live também é um convite às lideranças das igrejas para uma reflexão honesta sobre o relevante papel da igreja institucional na espiritualidade da sociedade contemporânea.
A live do Diálogos de Esperança desta terça-feira, 31 de Maio, acontecerá às 20h pelo canal da Editora Ultimato no YouTube e Facebook, simultaneamente.
Seviço:
Diálogos de Esperança
Tema: O que afasta as pessoas das igrejas? – Uma conversa sobre o fenômeno dos “desigrejados”
Realizadores: Aliança Evangélica Brasileira, Tearfund, Ultimato e Visão Mundial
Apresentadores: Valdir Steuernagel e Silêda Steuernagel
Data: 31 de Maio de 2022
Hora: 20h (horário de Brasília)
Local: Canal da Editora Ultimato no Youtube e Facebook.
Sobre os convidados:
Fernanda Salviano – graduada em Rádio e TV com mestrado em Entertainment Business na Flórida, e dedicou sua carreira majoritariamente para o setor humanitário e religioso. Seu trabalho com mídia envolve grandes igrejas e ONGs, como First Baptist Orlando, Northland Church, Calvary Chapel, Charisma Media, Billy Graham Association, entre outras. Fernanda é apaixonada por Storytelling, e não há nada mais fascinante do que conhecer pessoas, e ver como Deus transforma vidas ontem, hoje e sempre – Deus está em tudo!
Ricardo Agreste – Pastor da Comunidade Chácara Primavera (Campinas), Diretor do Centro de Treinamento para Plantadores de Igrejas (CTPI) e líder do Ressurgência Network. Formado em Teologia e Filosofia, Mestre em Teologia com especialização em Missões Urbanas pelo Calvin Seminary e Doutorando em Ministério pela MTC. Casado com Sônia, com quem tem 3 filhos (Luiza, Levi e Lígia) e dois netos (Gabriel e João).