Scroll Top

“Desigrejados” é o assunto da próxima live dos Diálogos de Esperança

Diálogos-de-Esperança_14-06THUMB-DIÁLOGOS[8790]

Os Diálogos de Esperança desta terça-feira, dia 14 de Junho, traz à tona um assunto que vem ganhando destaque entre a igreja contemporânea: o fenômeno dos “desigrejados”. Com o tema “O que afasta as pessoas das igrejas? – Uma conversa sobre o fenômeno dos ‘desigrejados'”, o Diálogos de Esperança convida o pastor Ricardo Agreste, que é diretor do Centro de Treinamento para Plantadores de Igrejas (CTPI) e Fernanda Salviano, uma jovem comunicadora com larga experiência em trabalhos com mídia dentro de grandes igrejas e organizações cristãs, no Brasil e nos Estados Unidos.

Há cada ano que passa, pesquisas mostram que o número de evangélicos que deixam o convívio e o espaço dos templos, cresce em números alarmantes. Segundo o último censo do IBGE, em 2010, o número de cristãos que se declararam sem vínculo denominacional saltou de menos de 1 milhão em 2000 para quase 10 milhões em 2010, um crescimento de mais de 780%. Estima-se ainda que, o número de evangélicos sem vínculo com uma instituição religiosa pode chegar a atual marca de mais de 16 milhões de pessoas, o que, se confirmado, os elegeria (se fossem uma denominação), como o segundo maior grupo confessional do país, ficando apenas atrás das Assembleias de Deus.

Mas o que tem afastado essas pessoas de suas igrejas? E afinal, o que configura o “desigrejamento”? A pergunta-tema da live dos Diálogos de Esperança, para além de apontar os problemas  ou razões  que levam a esse afastamento, como possíveis casos de escândalos, hipocrisia e falta de transparência ou a simples desconexão entre a teologia dos púlpitos e as experiências do cotidiano das pessoas, a live quer aproximar-se deste assunto com misericórdia e disposição para entender melhor este universo, que ao contrário do que muitos podem imaginar, não está restrito aos “novos na fé”. O tema da live também é um convite às lideranças das igrejas para uma reflexão honesta sobre o relevante papel da igreja institucional na espiritualidade da sociedade contemporânea.

A live do Diálogos de Esperança desta terça-feira, 31 de Maio, acontecerá às 20h pelo canal da Editora Ultimato no YouTube e Facebook, simultaneamente.

 

Seviço:

Diálogos de Esperança

Tema: O que afasta as pessoas das igrejas? – Uma conversa sobre o fenômeno dos “desigrejados”

Realizadores: Aliança Evangélica Brasileira, Tearfund, Ultimato e Visão Mundial

Apresentadores: Valdir Steuernagel e Silêda Steuernagel

Data: 31 de Maio de 2022

Hora: 20h (horário de Brasília)

Local: Canal da Editora Ultimato no Youtube e Facebook.

 

Sobre os convidados:

Fernanda Salviano – graduada em Rádio e TV com mestrado em Entertainment Business na Flórida, e dedicou sua carreira majoritariamente para o setor humanitário e religioso. Seu trabalho com mídia envolve grandes igrejas e ONGs, como First Baptist Orlando, Northland Church, Calvary Chapel, Charisma Media, Billy Graham Association, entre outras. Fernanda é apaixonada por Storytelling, e não há nada mais fascinante do que conhecer pessoas, e ver como Deus transforma vidas ontem, hoje e sempre – Deus está em tudo!

Ricardo Agreste – Pastor da Comunidade Chácara Primavera (Campinas), Diretor do Centro de Treinamento para Plantadores de Igrejas (CTPI) e líder do Ressurgência Network. Formado em Teologia e Filosofia, Mestre em Teologia com especialização em Missões Urbanas pelo Calvin Seminary e Doutorando em Ministério pela MTC. Casado com Sônia, com quem tem 3 filhos (Luiza, Levi e Lígia) e dois netos (Gabriel e João).

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Privacy Preferences
When you visit our website, it may store information through your browser from specific services, usually in form of cookies. Here you can change your privacy preferences. Please note that blocking some types of cookies may impact your experience on our website and the services we offer.