Scroll Top

Os ecos da voz de Deus

ecodavozdedeus_banner

Por Lissânder Dias

“A voz de Deus sempre tem eco. Vai para além de nós”. A frase é de Valdir Steuernagel, um dos moderadores da live realizada pelo Diálogos de Esperança no último dia 24 de janeiro. Valdir e Claudia Moreira conduziram a conversa com a empreendedora social Juliana Gouveia e o teólogo e missiólogo colombiano Jesús Londoño. Juliana é a líder da aceleradora social Glocal, que ajuda pessoas a iniciarem projetos empreendedores com foco social. Londoño é diretor da SEPAL Espanha e foi Diretor Executivo do COMIBAM Internacional (Cooperação Missionária Ibero-Americana) de 2000 a 2009. O conteúdo está disponível, na íntegra, aqui, mas você pode conferir a seguir uma síntese.

A prática da escuta

A conversa começou com a reflexão sobre a importância fundamental da prática da escuta para o povo de Deus. Para isso, precisamos aprender a dialogar com Deus. “A relação se constrói no diálogo, e o diálogo se constrói na escuta”, afirmou Londoño.

Mas como ouvir a voz atentamente de Deus? Os entrevistados foram unânimes em afirmar que ouvimos a voz de Deus tanto individual quanto coletivamente; tanto em momentos tranquilos quanto eu tempos de sofrimentos; seja em momentos especiais como na cotidianidade; conceitualmente e também na prática da missão.

Para isso, é preciso “voltar-se para Deus”, como disse Juliana. Ela, que tem lutado contra um câncer e tem obtidos vitórias decisivas, compartilhou como (re)aprendeu a ouvir a voz de Deus em meio à insegurança de sua saúde. “Com a doença, Deus tem me dado a oportunidade de colocar em prática o que ele me ensina há anos”, disse ela. Juliana ressaltou que discerniu a voz de Deus também por meio do apoio que recebeu de familiares e amigos. “Eu aprendi a ouvir a voz de Deus por meio das pessoas que ele trouxe para perto de mim”. Londoño concordou e destacou o poder de um testemunho como o da Juliana: “Quando Deus está agindo em você e eu posso perceber, provavelmente ele também está falando comigo”.

Essa dimensão comunitária da prática da escuta espiritual é uma tônica da tarefa missionária. “A voz do Espírito é o ponto de partida de nossa missão. A tarefa missionária não é somente uma questão de estratégias e métodos, mas de escutar a voz de Deus”, explicou Londoño. “O Evangelho é simples e alcança o simples, podemos comprovar isso em nosso trabalho na Glocal. Quando ouvimos a voz de Deus em nosso trabalho social? Deus está presente do começou ao fim na Glocal”, afirmou Juliana. “Deus fala dentro e fora da igreja”, sintetizou Claudia.

“Em muitos momentos e lugares, temos ‘espiritualizado’ muito a voz de Deus. Parece que escutá-la é somente para um grupo de pessoas ‘super espirituais’. Mas Deus fala de muitas formas e maneiras (Hb 1), inclusive, pelo cotidiano. Deus falou ao seu povo de forma direta, mas também por meio da natureza, quando abriu o Mar Vermelho; falou até por meio de seus inimigos; e falou, enfim, por Jesus Cristo”, enfatizou Londoño. “A Palavra de Deus tem endereço. Ele não joga palavras fora”, disse Valdir.

Oração e palavras

Não há prática de escuta espiritual sem o hábito da oração. “A oração é o mais importante em nossa relação com Deus, mas ela é um diálogo, não um monólogo. A oração é vital para invocarmos a mente e o coração diante de Deus”, afirmou Jesús Londoño.

A oração é um caminho para o discernimento espiritual. Diante disso, os entrevistados e o público que assistiu à live puderam compartilhar palavras que sintetizam as suas expectativas para o novo ano que começou. A seguir, podemos citar algumas:

– Permanência

– Coragem

– Paciência

– Fidelidade (a Deus)

– Ser intencional

– Epifania

– Confiança

– Temperança

– Intimidade

– Discernimento

A live terminou com a esperança dos moderadores traduzida em orações:

Valdir: “Paz seja convosco. Que Deus os acompanhe com sua graça, como ele gosta de fazer e como ele sabe fazer”.

Claudia: “Que possamos continuar ouvindo a voz de Deus”.


Playlist do Diálogos de Esperança
Assista a todas as lives já realizadas aqui.


Podcast EntreLinhas, com Valdir e Silêda Steuernagel

Série “Ouça a Deus, Ouça o Mundo”.
Episódio 1: aqui.

Episódio 2: aqui.


 

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Privacy Preferences
When you visit our website, it may store information through your browser from specific services, usually in form of cookies. Here you can change your privacy preferences. Please note that blocking some types of cookies may impact your experience on our website and the services we offer.