Scroll Top

“A Igreja e a praça: servindo com Jesus” é tema do 15º Encontro RENAS

WhatsApp-Image-2024-07-06-at-10.47.32-1

A RENAS (Rede Nacional de Ação Social) realizará seu décimo quinto encontro nacional na cidade de Aracaju, SE, nos dias 27, 28 e 29 de setembro. O encontro tem como objetivo reunir todas as pessoas que cooperam com a missão de Deus, tendo como prioridade as questões concernentes à dinâmica transformadora do espaço social.

O tema “A Igreja e a Praça: Servindo com Jesus” está alicerçado na certeza de que o evangelho tem o poder para transformar não somente pessoas, mas também os espaços que elas ocupam. A igreja carece de transformação, precisa ter suas portas abertas a todos e o seu olhar voltado para os problemas enfrentados pelas pessoas ao seu redor; a praça precisa ser um lugar no qual o shalom de Deus é vivenciado.

No livro do profeta Jeremias, no capítulo 9, verso 21, há registro da denúncia, feita por Deus, a respeito da mortalidade que assola o espaço urbano de sua época. No versículo citado, pode-se perceber que a destruição começa nas esferas mais altas do poder e atinge a singeleza das praças. Nas palavras de Jeremias, lê-se: “Porque a morte subiu pelas nossas janelas, e entrou em nossos palácios, para exterminar as crianças das ruas e os jovens das praças”. Aqui está revelado um tempo de lamento. E, quando se lê todo o conteúdo do capítulo, é possível perceber o “mal” que as pessoas podem fazer a si mesmas, ao seu próximo e ao lugar onde moram.

Na atualidade, a inoperância do Estado (macro e microestruturas), no que se refere às graves questões sociais, levou o espaço urbano a virar um cenário de guerra. Um retrato colorido da profecia de Jeremias.

Nas metrópoles, a engrenagem pesada da indústria e do comércio, que escravizam o ser humano ao trabalho, não permite que as crianças e os jovens possam “colorir” as praças com a sua presença. Diz-se isto, porque a classe trabalhadora vê-se forçada a colocar, em período integral, os seus filhos nas creches ou escolas. “Aprisionados” durante o dia nos centros de formação de mão-de-obra e de noite nos micros espaços habitacionais, os pequeninos vivem uma rotina semelhante à de seus pais.

É triste perceber que o lúdico, o criativo, o extraordinário foi guardado apenas para os que podem pagar pelo luxo que é contemplar a beleza da vida. E, é por esta razão, que o povo de Deus em missão não pode ficar “deitado eternamente em berço esplêndido”! Urge levantar a voz de maneira ativa e clamar por justiça para as cidades de nossa nação.

Pensando nestas, e em outras tantas coisas ligadas à ocupação do espaço, a RENAS conclama as instituições eclesiásticas e paraeclesiásticas para construir propostas que nos permitam sonhar com a realização da profecia de outro profeta, Zacarias, que disse: “Assim diz o Senhor dos Exércitos: Ainda nas praças … habitarão velhos e velhas; levando cada um, na mão, o seu bordão, por causa da sua muita idade. E as ruas da cidade se encherão de meninos e meninas, que nelas brincarão.” (Zc 8.4-5).

“Venham sonhar com os que sonham, para que todos se alegrem! Venham aprender a levar beleza para a vida e a transformar o que era assolação em brincadeira de criança!”, é o convite feito por Tércio Freire, coordenador executivo da RENAS.


RENAS (Rede Evangélica Nacional de Ação Social) é uma rede de relacionamentos entre organizações e igrejas evangélicas que atuam na área social, no Brasil, com vistas a proporcionar espaços de encorajamento, capacitação, articulação, mobilização, troca de experiências, informações, recursos e tecnologia social e ser expressão dos valores do Reino de Deus e da missão de Jesus na sociedade brasileira, fomentando os valores de justiça, respeito, equidade, bondade e misericórdia por meio da ação social e na defesa dos direitos humanos.


Posts relacionados

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Privacy Preferences
When you visit our website, it may store information through your browser from specific services, usually in form of cookies. Here you can change your privacy preferences. Please note that blocking some types of cookies may impact your experience on our website and the services we offer.