Scroll Top

Aliança LAB: Se a Igreja Evangélica tivesse apenas 100 pessoas, como seria?

Imagem do WhatsApp de 2025-03-24 à(s) 17.39.29_1d9053a7

Se a Igreja Evangélica Brasileira fosse composta por apenas 100 pessoas, de acordo com os últimos dados sobre religião do IBGE – Censo Demográfico, a grande maioria seria de pentecostais (60%)*, com a Assembleia de Deus liderando com 29%, representando cerca de um terço dos evangélicos, seguida de outras denominações pentecostais, tais como classificou o IBGE, como Congregação Cristã do Brasil (5%), Evangelho Quadrangular (4%), Igreja Universal do Reino de Deus (4%), Deus é Amor (2%), Maranata (1%) e outras (15%).

Já os “Evangélicos de Missão”, como Batista (9%), Adventista (4%), Presbiteriana (2%), Luterana (2%) e Metodista (1%), compõem 18% do total, evidenciando a pluralidade da Igreja Evangélica Brasileira.

É importante mencionar que utilizamos as (*) nomenclaturas tais quais utilizadas pelo Censo Demográfico. Também salientamos que o Instituto de pesquisa aglomera as denominações; portanto, por exemplo, a nomenclatura “Batista”, pode incluir Regulares, Convenção Batista Brasileira e assim por diante.

Estamos aguardando os novos dados sobre as religiões, que serão lançados pelo Instituto de Pesquisa mencionado ainda no primeiro semestre deste ano, para atualizar este infográfico e trazer as grandes novidades quanto ao perfil religioso do brasileiro.

Nota: Este conteúdo é uma repaginação de um post publicado no ano passado.


O Aliança LAB é um Laboratório de Pesquisas e Inteligência Missional desenvolvido pela SEPAL e Aliança Evangélica Brasileira, comprometidas com a produção de dados quali-quantitativos sobre a religião e seus impactos na sociedade brasileira, a análise destes dados e a geração de estratégias para desenvolvimento da Missio Dei pela igreja, em seus diversos segmentos. Conheça mais sobre nosso trabalho e envolva-se. Acompanhe as redes sociais da @missaosepal, @aliancaevangelicabr e @martureocrm.

Related Posts

Leave a comment

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Privacy Preferences
When you visit our website, it may store information through your browser from specific services, usually in form of cookies. Here you can change your privacy preferences. Please note that blocking some types of cookies may impact your experience on our website and the services we offer.