Se a Igreja Evangélica Brasileira fosse composta por apenas 100 pessoas, de acordo com os últimos dados sobre religião do IBGE – Censo Demográfico, a grande maioria seria de pentecostais (60%)*, com a Assembleia de Deus liderando com 29%, representando cerca de um terço dos evangélicos, seguida de outras denominações pentecostais, tais como classificou o IBGE, como Congregação Cristã do Brasil (5%), Evangelho Quadrangular (4%), Igreja Universal do Reino de Deus (4%), Deus é Amor (2%), Maranata (1%) e outras (15%).
Já os “Evangélicos de Missão”, como Batista (9%), Adventista (4%), Presbiteriana (2%), Luterana (2%) e Metodista (1%), compõem 18% do total, evidenciando a pluralidade da Igreja Evangélica Brasileira.
É importante mencionar que utilizamos as (*) nomenclaturas tais quais utilizadas pelo Censo Demográfico. Também salientamos que o Instituto de pesquisa aglomera as denominações; portanto, por exemplo, a nomenclatura “Batista”, pode incluir Regulares, Convenção Batista Brasileira e assim por diante.
Estamos aguardando os novos dados sobre as religiões, que serão lançados pelo Instituto de Pesquisa mencionado ainda no primeiro semestre deste ano, para atualizar este infográfico e trazer as grandes novidades quanto ao perfil religioso do brasileiro.
Nota: Este conteúdo é uma repaginação de um post publicado no ano passado.
O Aliança LAB é um Laboratório de Pesquisas e Inteligência Missional desenvolvido pela SEPAL e Aliança Evangélica Brasileira, comprometidas com a produção de dados quali-quantitativos sobre a religião e seus impactos na sociedade brasileira, a análise destes dados e a geração de estratégias para desenvolvimento da Missio Dei pela igreja, em seus diversos segmentos. Conheça mais sobre nosso trabalho e envolva-se. Acompanhe as redes sociais da @missaosepal, @aliancaevangelicabr e @martureocrm.