Discipulado nos quatro cantos do País

A Consulta Nacional On-line da “Década de Fazer Discípulos” contou com a participação de importantes lideranças nacionais e internacionais em torno da mobilização de igrejas discipuladoras em solo brasileiro
Por: Aliança Cristã Evangélica Brasileira
A

Consulta Nacional da “Década de Fazer Discípulos”, transmitida on-line no dia 19 de maio, reuniu mais de 115 pastores e pastoras, representando 11 denominações evangélicas, 7 igrejas referenciais e 19 movimentos voltados à prática do discipulado no Brasil e no exterior.

O evento contou com preleções de Edmund Chan, David Kornfield, Abe Huber, Aloisio Silva, Fabricio Freitas, Gedimar de Araújo, Ilaene Schüler, Marcos Madaleno, Paulo Mazoni, Ricardo Agreste, Roberto Silvado e Silas Tostes, líderes que falaram sobre pautas importantes para o fortalecimento do movimento de discipulado no Brasil, tendo em seu pano de fundo o cumprimento da Grande Comissão.

A “Década de Fazer Discípulos” (DFD) foi lançado pela Aliança Evangélica Mundial-WEA, que no Brasil atua em parceria com a Aliança Evangélica e “Igrejas que Intencionalmente Fazem Discípulos” (IIFD). David Kornfield, representante da WEA, chamou os líderes a entender que o COVID-19 é um kairos de Deus, o qual abre oportunidades inéditas para que os pastores e líderes repensem o problema do ativismo frenético e se dediquem a fazer discípulos que realmente se multipliquem.

Discipulado nos quatro cantos do País

Os líderes estratégicos reunidos na Consulta se juntaram à proposta de “mobilizar a igreja toda para discipular o país todo”. Essa visão abre espaço para um processo contínuo que ajude pastores, pastoras, líderes de redes, igrejas, denominações ou movimentos a contribuir para um movimento nacional de discipulado. Como dinâmica, todos receberam uma leitura como tarefa prévia e, em conjunto, construíram uma proposta de seguimento à consulta.

Roberto Silvado, pastor na Igreja Batista do Bacacheri, em Curitiba (PR), percebeu uma unanimidade quanto à necessidade de um “avivamento discipular” na igreja brasileira. Os líderes de diferentes expressões denominacionais e movimentos sinalizaram maneiras de contribuir uns com os outros, inclusive integrando melhor evangelismo e discipulado. A rica troca de experiências propiciou um ambiente de diálogo e interação, dando a todos uma clara perspectiva de movimento nacional.

Os participantes foram motivados a dar seguimento à Consulta por meio da formação de um “Grupo de Sonhadores”: pessoas ungidas, competentes e apaixonadas pela formação de discípulos, para dar continuidade às iniciativas propostas no evento. Todos foram incentivados a reproduzir a Consulta Nacional em seus contextos geográficos, denominações e organizações. Entre os projetos futuros, a DFD planeja realizar uma Consulta anual por três dias, em 2021.

Se você deseja saber mais sobre a “Década de Fazer Discípulos” escreva para [email protected] ou assista à série de vídeos da Consulta e à série de lives DFD, disponibilizadas no perfil de Homens Mentores e Mulheres Mentoras no YouTube.

autor: Aliança Evangélica Brasileira

Aliança Evangélica confessa sua fé em sintonia com o legado evangélico alicerçado nos marcos da Reforma Protestante: a suficiência das Escrituras, a mediação de Jesus Cristo e a justificação pela graça mediante a fé. Afirmamos a fé bíblica com a comunidade evangélica histórica e global, a partir do Credo Apostólico.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Privacy Preferences
When you visit our website, it may store information through your browser from specific services, usually in form of cookies. Here you can change your privacy preferences. Please note that blocking some types of cookies may impact your experience on our website and the services we offer.