Scroll Top
Artigos da Aliança
Untitled-1

O dia em que fomos abraçados pela Igreja de Jesus

Expressamos nossa profunda dor pela morte de nossos preciosos irmãos que tiveram seus últimos momentos nesta terra ocupados em realizar a obra de Deus, ao qual tanto amavam.
Por: Movimento Nacional de Evangelização do Sertão Nordestino
N

o dia 20 de janeiro de 2020 um acidente de ônibus ocorreu na cidade de Canudos, BA, a 60 km de Euclides da Cunha, BA, envolvendo uma equipe que se dirigia ao Impacto Evangelístico na cidade de Exu, PE, organizado pelo Movimento Nacional de Evangelização do Sertão Nordestino. Tal Movimento faz parte do Ministério Vale da Benção.

Em poucas horas as notícias se espalharam pelo Brasil e com a ajuda das autoridades da cidade de Euclides da Cunha, BA, recebemos a informação que havia muitas pessoas feridas, entre elas casos graves e o falecimento de quatro integrantes da caravana: pastor José Roberto de Carvalho, Maria Aparecida Farias, Luísa Barbosa de Lima e Sônia Maria Alcântara da Silva.

Uma onda de solidariedade

Imediatamente um gabinete de crise formado por líderes do Ministério Vale da Benção foi estabelecido. Este gabinete teve o papel de reunir informações seguras, propor soluções e executar ações com o objetivo de facilitar os encaminhamentos necessários. Ao mesmo tempo em que chegavam detalhes da tragédia, surgiu espontaneamente um batalhão de pessoas com variados dons e recursos, igrejas de diferentes denominações e movimentos voluntários de oração e cuidado das vítimas.

Uma onda de afeto, solidariedade e generosidade, que resultou em ações práticas e soluções imediatas foi produzida. Foi confortante sentir e vivenciar o que a Igreja de Jesus foi capaz de fazer diante da tragédia que se abateu sobre nós. E então percebemos que não estávamos sozinhos, pelo contrário, havia pessoas em todo o Brasil e no mundo orando e trabalhando para diminuir tamanha dor.

A Expressão do amor de Deus

Reconhecemos o amor de Deus através: da atitude dos familiares que necessitavam de notícias e apoio médico e pastoral. Alguns foram chegando ao Vale da Benção para se juntar a nós, ficar mais perto e sermos fortalecidos juntos.

Do trabalho incansável das pessoas, membros das igrejas da região onde o acidente ocorreu. Houve um mover voluntário imediato de pessoas que se dirigiram aos hospitais levando esperança e conforto no atendimento aos feridos. Houve famílias que hospedaram e cuidaram da alimentação para os que tiveram ferimentos leves. E pessoas que permaneceram acompanhando os que foram submetidos a cirurgia.

Do apoio de prestadores de serviços de Uber e van que voluntariamente começaram a transportar pessoas.

Do apoio de uma família que disponibilizou um avião com nove lugares para remoção imediata dos que receberam alta médica, mas careciam de cuidados médicos em um hospital de referência em São Paulo, onde contamos com a ajuda de outra pessoa que facilitou a internação de emergência.

Dos pastores que se encontravam na região próxima aos hospitais para onde as vítimas foram levadas e, a partir dali, tornaram-se o ponto focal, enviando informações constantes e fidedignas para que pudéssemos tomar decisões e fazer encaminhamentos.

De pastores que se deslocaram em direção ao Vale da Benção, para ouvir e orar pelos familiares enlutados, e nos trazer reforço e ânimo.

Da imprensa que, de forma ética, cobriu o ocorrido, oferecendo informações relevantes.

Do grupo de irmãos que estavam no ônibus e não sofreram ferimentos que, de forma corajosa, decidiu seguir viagem até a cidade de Exu, PE e participar do Impacto Bíblico.

Dos pastores que ofereceram todo apoio logístico para que alguns jovens embarcassem em segurança no voo de volta para a cidade de São Paulo, SP e Cornélio Procópio, PR.

Dos pastores e igrejas da cidade de Exu/PE e outras localidades, que em meio a tanta dor motivaram a continuidade do Impacto Bíblico, onde muitas pessoas estão recebendo Jesus como Senhor e Salvador.

Das pessoas envolvidas no traslado dos corpos para a cidade de Araçariguama, SP e Recife, PE.

Das igrejas que prepararam os cultos fúnebres em respeito e louvor a Deus pelas pessoas que perderam suas vidas.

feridos no campo de batalha

Expressamos nossa profunda dor pela morte de nossos preciosos irmãos que tiveram seus últimos momentos nesta terra ocupados em realizar a obra de Deus, ao qual tanto amavam.

Nestes dias, todos nós do Vale da Benção fomos feridos no campo de batalha. Foram dias intensos e sem descanso. Sentimos que nossas forças físicas, psicológicas e espirituais foram sugadas. Mas homens e mulheres levantaram-se para nos apoiar, amparar e curar.

Alguns literalmente pegaram no colo os feridos fisicamente e abriram os caminhos para facilitar a passagem dos que precisavam de socorro urgente. Outros choraram juntos e ofereceram um abraço e palavras de conforto e restauração. Outros arregaçaram as mangas e prontamente doaram recursos próprios para facilitar que a ordem fosse restabelecida.

A todos vocês que estiveram tão perto de nós nesse momento de dor nosso abraço de reconhecimento e gratidão.

O nosso coração neste dia se apresenta com muita gratidão a Deus e gratidão a todas as pessoas que representam a Igreja de Jesus. A Igreja que nos abraçou trazendo consolo e paz.

Podemos testificar sobre a Igreja de Jesus o mesmo que o apóstolo Paulo testificou há quase dois milênios atrás:

Pois dou testemunho de que eles deram tudo quanto podiam, e até além do que podiam. Por iniciativa própria eles nos suplicaram insistentemente o privilégio de participar da assistência aos santos. E não somente fizeram o que esperávamos, mas entregaram-se primeiramente a si mesmos ao Senhor e, depois, a nós, pela vontade de Deus. (2Co 8.3-5).

os desafios atuais

Ainda temos alguns desafios de cuidado médico, pastoral, aconselhamento a algumas pessoas. Pedimos as orações pelas irmãs hospitalizadas para que recebam cura integral. Pedimos orações para que o Senhor continue nos dando sabedoria para os encaminhamentos.

Comunicado oficial nº 09* Araçariguama, 31 de janeiro de 2020 – 16h

autor: Movimento Nacional de Evangelização do Sertão Nordestino

É uma obra cristã, com foco na intercessão e evangelização em favor dos povoados e cidades do Sertão Nordestinos não alcançadas pelo Evangelho de Jesus Cristo. É uma instituição composta de representantes de várias denominações e missões. Saiba mais aqui!

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Privacy Preferences
When you visit our website, it may store information through your browser from specific services, usually in form of cookies. Here you can change your privacy preferences. Please note that blocking some types of cookies may impact your experience on our website and the services we offer.