WEA: “175 anos unindo evangélicos para oração, missão e justiça”
A Aliança Evangélica Mundial (WEA) iniciou a comemoração de seu 175º aniversário.
A organização explica que “a campanha de um ano apresentará um site com destaques de sua história, histórias de evangélicos de diferentes partes do mundo, fatos interessantes e percepções do envolvimento da WEA com uma série de questões na sociedade”.
“Também lançará uma visão para o futuro deste movimento evangélico que já alcança mais de 600 milhões de crentes em 143 países em todos os continentes”.
Uma perspectiva evangélica sobre questões relevantes
A WEA foi fundada em 20 de agosto de 1846 em Londres, Reino Unido, onde cerca de 800 líderes evangélicos de onze países, representando 52 denominações cristãs, se reuniram para estabelecer o que eles descreveram como “uma coisa nova na história da Igreja, uma organização definitiva para a expressão de unidade entre os cristãos pertencentes a diferentes igrejas”.
Agora, “se tornou o segundo maior órgão mundial da igreja que fala como uma voz representativa em nome dos evangélicos nas Nações Unidas, governos e mídia, contribuindo com uma perspectiva evangélica em questões que são relevantes para a igreja globalmente”, diz o site da organização.
Segundo o bispo dr. Thomas Schirrmacher, secretário geral da WEA, a entidade evangélica “continua a ser um testemunho de que em meio à uma incrível diversidade, os evangélicos se unem como um”.
“Considerando o fato de que cada Aliança Evangélica nacional e cada Aliança regional têm sua própria história, e que os evangélicos vêm de centenas de grupos étnicos e falam cerca de mil línguas, a WEA é tão colorida como nunca antes. E isso é algo que gostaríamos de reconhecer neste Jubileu”, acrescentou.
Schirrmacher enfatizou que “como uma rede global que tem suas raízes nas igrejas locais”, a WEA “continua a se firmar no papel central de Jesus Cristo como nosso Salvador pessoal, na Bíblia como nossa constituição suprema e no objetivo de transformar o mundo pregando e praticando o evangelho”.
Orando por unidade
A comemoração do aniversário de um ano começará com postagens diárias nas redes sociais, apresentando tópicos de oração cada região sobre o tema da unidade.
Schirrmacher destacou que “a oração sempre foi fundamental para a WEA, por isso queremos começar o Jubileu reconhecendo a diversidade do corpo global de Cristo e as oportunidades e desafios únicos que eles enfrentam”.
“Estamos muito conscientes de que em meio à pandemia em curso e vários outros desastres, naturais ou causados pelo homem, há uma grande necessidade de oração hoje, e por isso convidamos você a se juntar a nós nesta comemoração de 175 anos”, concluiu.