Capelania Evangélica: Uma Ação de Cuidado com o Próximo
á vários anos estou envolvido com as capelanias, especialmente a prisional. Nesse tempo percebi que o despreparo de alguns capelães acaba dificultando (ou até impedindo) o trabalho dos demais.
Você já deve ter ouvido casos de pessoas ungindo indiscriminadamente os enfermos nos hospitais, contrariando todas as regras de higiene e de saúde. Deve também ter ouvido sobre empresários que marcam celebrações religiosas (cultos ou orações) com todos os funcionários, quase que obrigando que estes participem.
Essas dinâmicas decorrem da confusão – equivocada – entre capelania e evangelização. Embora as ações de capelania envolvam o anúncio da salvação em Cristo, não se limitam a isso. A ansiedade pela conversão das pessoas, ainda mais se essa conversão for em grande número, tolhe outras perspectivas bíblicas para o envolvimento com a assistência religiosa.
Entre essas perspectivas está o cuidado com o próximo, independentemente da fé que ele professe. Entender que o homem foi criado à imagem e semelhança de Deus deve fazer toda diferença em nossa prática assistencial. Ainda, outra motivação está em levarmos os valores cristãos aos indivíduos, auxiliando-os na mudança de comportamentos. Aqui reside o “interesse público”, capaz de fazer com que o Estado se socorra das Igrejas com vistas à transformação social.
Embora haja peculiaridades ministeriais nas diferentes áreas de capelania, existem muitos temas e elementos que são comuns a todas elas. Nessa linha estão, por exemplo, alguns aspectos jurídicos (como laicidade e liberdade religiosa), a secularização, o sincretismo e o aconselhamento a partir da ética cristã.
Além disso, todos precisamos pensar na elaboração e na implantação do projeto de capelania em si.
- Qual a realidade que você enfrenta?
- Que atividades você pretende desenvolver?
- Essas ações atendem, de fato, à realidade diagnosticada?
- Quais são as metas e os custos do seu projeto?
As respostas a essas perguntas são fundamentais para a efetividade da assistência religiosa que será prestada.
O que você precisa saber sobre capelania
Pensando nessas questões é que escrevemos o livro “O que você precisa saber sobre capelania: um manual para elaborar, implantar e revisar seu projeto de assistência religiosa”, lançado pela Trans Mundial. Trata-se de uma apresentação minuciosa de diretrizes fundamentais aplicáveis a todas as capelanias, aliando teoria e prática.
O autor abordou com maestria as diversas dimensões da capelania, conduzindo-nos a refletir uma visão moderna, sistêmica, cristocêntrica e transformadora do tema. Com certeza a leitura da obra vai agregar muito valor a você e a sua igreja, seja na construção ou na melhoria do projeto de capelania, em qualquer área.
Que Deus nos abençoe, fazendo com que o clamor dos necessitados chegue aos nossos corações, despertando vocações para a prática cristã da misericórdia, da compaixão, do perdão e do amor.
Muito interessante, edificante e estimulante para quem tem este desejo no coração. Eu tenho este desejo e ja realizei alguns trabalhos de evangelização, mas vejo aqui a possibilidade de um trabalho mais biblicamente amparado. Vou ler o artigo ou procurar o livro.
Além disso, todos precisamos pensar na elaboração e na implantação do projeto de capelania em si.
Entre essas perspectivas está o cuidado com o próximo, independentemente da fé que ele professe. Entender que o homem foi criado à imagem e semelhança de Deus deve fazer toda diferença em nossa prática assistencial
Ainda, outra motivação está em levarmos os valores cristãos aos indivíduos, auxiliando-os na mudança de comportamentos.