Scroll Top

Diário de Campo – Petrópolis – 21/02/2022

Além de toda a tristeza e desolação (já são mais de 170 mortos, cerca de 100 desaparecidos e mais de 900 pessoas longe de seus lares), Petrópolis também se encontra em caos logístico. Excesso de algumas coisas, falta de outras e má distribuição geral. Confira nosso plano de ação.
2022-02-21 at 17.18.02

No último sábado, 19/02/2022, nosso diretor executivo, Cassiano Luz, chegou à Petrópolis – RJ, para avaliação e diagnóstico da situação, juntamente com os parceiros da Aliança Evangélica Brasileira e autoridades localizados no município.

Infelizmente, além de toda a tristeza e desolação (já são mais de 170 mortos, cerca de 100 desaparecidos e mais de 900 pessoas longe de seus lares), Petrópolis também se encontra em caos logístico. Excesso de algumas coisas, falta de outras e má distribuição geral.

Por meio de um diagnóstico inicial ainda na tarde de sábado, identificamos que os alimentos e insumos estão chegando nos locais mais críticos e isolados, exclusivamente via motocicletas. Nenhum outro veículo consegue fazê-lo. Haviam cerca de 50 motoboys que estavam rodando o dia todo para suprir essa demanda, de forma totalmente voluntária. Ficamos muito impactados com a disposição deles!

Apesar de seguirmos buscando sistematicamente informações para uma atuação mais “cirúrgica” na emergência em Petrópolis, a partir de uma reunião realizada hoje, 21/02/2022, juntamente com o coordenador da Defesa Civil neste desastre (inclusive, um irmão, membro da IPB em Brasília), somos orientados pelo plano de ação baseado no diagnóstico inicial. Segue:

1) Apoio efetivo aos motoboys, que tem sido chamados de “moto-heróis” pela população local. São os únicos a conseguir levar comida aos pontos mais remotos.

1.1) Adquirimos equipamentos e montamos 2 pontos de lavagem gratuita às motos. Elas pegam muito barro ao longo do dia e isso tem causado defeitos.

1.2) Vamos oferecer combustível a esse grupo, hoje com cerca de 200 rapazes, em parceria com dois postos.

2) Apoio na coordenação de voluntários nos abrigos: Há excesso de voluntários vindos de todos os lugares e essa coordenação está pesando aos poucos funcionários do município que são responsáveis. Teremos dois voluntários em cada abrigo com experiência em gestão de pessoas, possibilitando que a coordenação do abrigo trate somente conosco e não com um grupo flutuante de mais de 40 voluntários em cada um.

3) Cuidando de quem cuida: Vamos oferecer um tempo de “respiro”, com uma refeição gostosa em local agradável para todos os pastores(as) da cidade, que estão sob pressão grande emocional e espiritual. Temos visitado as igrejas e atendido diversas demandas pontuais.

4) Socorro em demandas pontuais: Disponibilizamos um carro, uma caminhonete 4X4 e algumas motos para atendimento e suprimento nas muitas demandas pontuais que surgem ao longo do dia. Somos movidos pela convicção de que “sempre que alguém pede socorro aos céus, Deus responde com um chamado”.  Cada atendimento desses é visto como uma resposta de Deus, e de fato é. Queremos ser a resposta. Já organizamos e executamos a entrega de mais de 200 cestas básicas, kits de higiene e roupas, mesma quantidade de água mineral, cuja armazenagem tem se tornado problemática na cidade. Seguimos juntos!

 

Continuemos em oração:

  • Para que a chuva dê uma “trégua”.
  • Pelas pessoas e famílias em angústia extrema (Alguns ainda esperam encontrar parentes com vida, apesar de improvável. Os bombeiros estão trabalhando com muita dificuldade, é um trabalho de risco. Há muitas informações desencontradas sobre essa operação).
  • Pelo nosso propósito de colaborar com elaboração de planejamento, coordenação das ações e estabelecimento de fluxos. É um desafio quase sobre-humano, mas seria o maior benefício para os dias que virão.

 

Aliança Evangélica Brasileira / #AJUDEPETROPOLIS

Saiba mais em www.aliancaevangelica.org.br/ajude-petropolis

Faça sua doação pelo PIX 16.622.320/0001-13 (CNPJ da Aliança), acrescentando 0,25 centavos para identificação desta campanha.

Posts relacionados

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Privacy Preferences
When you visit our website, it may store information through your browser from specific services, usually in form of cookies. Here you can change your privacy preferences. Please note that blocking some types of cookies may impact your experience on our website and the services we offer.