Scroll Top

Diálogos de Esperança vai conversar sobre mulheres da Bíblia

CARD DIÁLOGOS - v1 tela_1403

As mulheres da Bíblia são muitas, diversas e extremamente importantes para a construção do reino de Deus naquela época – e hoje também! Se Rute e Maria Madalena, por exemplo, vivessem atualmente, o que elas diriam sobre o mundo, o reino e a igreja? Que lições sobre Deus e o Evangelho elas nos ensinariam diante dos desafios contemporâneos?

“E se as mulheres da Bíblia vivessem hoje?”. Esse será o tema da próxima live do projeto Diálogos de Esperança, na terça-feira, dia 14, das 19h às 20h. Claudia Moreira e Valdir Steuernagel são os âncoras e terão como convidados Erica Neves, jornalista e teóloga, e Marcos Botelho, pastor, escritor e teólogo.

As mulheres da Bíblia, em sua maioria, viveram em uma época fortemente patriarcal e enfrentaram grandes adversidades como viuvez precoce, infertilidade, perda do sustento, injustiças sociais, estigmatização. “As histórias de pessoas nas Escrituras são estudos de caso do relacionamento de Deus com a humanidade. Elas não são fábulas, nem mitos ou lendas de outro mundo. Elas dizem respeito às experiências de gente como nós”, diz a filósofa, teóloga e socióloga Elaine Storkey na Introdução do seu livro “Mulheres em um mundo patriarcal” (2020).

“É urgente que aprendamos a enxergar nossas histórias pessoais como parte de uma narrativa maior a fim de sermos libertos do peso de ter de construir algo grandioso com as nossas vidas. Para isso, é imprescindível crer, de todo o coração, que o Autor dessa História tem um desfecho maravilhoso para nossas histórias pessoais, e que até mesmo as lutas, aflições e angústias do presente fazem parte deste propósito”, afirma Erica Neves.


Sobre os entrevistados:

Marcos Botelho (@marcosbotelho) é formado em teologia pela Faculdade Latino-Americana FLAM (1999-2002) e pós-graduado em Teologia Urbana na Universidade UniFil (2004-2006). Desde 1999 faz parte de quadro de missionários da Missão Jovens da Verdade. Fundador do JVnaEstrada; Terra dos Palhaços; Rock no Vale e GLOCAL. Professor de Hermenêutica Bíblica no bacharel e na pós-graduação desde 2006 e em 2022 assumiu a diretoria da FLAM – Faculdade Latino-Americana de Teologia. Pastor titular da Igreja Presbiteriana Comunidade da Vila em São Paulo e CEO da Glocal Aceleradora Social no Largo da Batata. Marcos Botelho é casado com Natalia Botelho e pais de dois filhos, Daniel e Mariana.

Erica Neves (@erica_mrneves) tem 35 anos de idade, assessora de comunicação, tradutora freelancer e professora de teologia. Tem graduação e mestrado em comunicação e curso de comunicação transcultural pelo Hald International Center, Noruega. É casada com o Fred, mãe do Pedro e da Mariana e mora em Goiânia, GO. Durante a graduação em comunicação, Erica fez parte da Aliança Bíblia Universitária (ABUB), tempo em que aprendeu a estudar a Bíblia e a ler livros de teologia. De 2012 a 2023, atuou como assessora de comunicação na Tearfund, agência humanitária cristã. Em 2021 e 2022 foi aluna das tutorias essencial e avançada no Invisible College, escola em que também é professora nos cursos “Sabedoria no Caos”, “Teologia pro Cotidiano” e “Mulheres em Missão”. Instagram:


Serviço | Diálogos de Esperança

Tema: E se as mulheres da Bíblia vivessem hoje?

Quando: 14 de março de 2023

Horário: 19h (horário de Brasília)

Local: Canal da Editora Ultimato no Youtube e Facebook.

Entrevistados: Antonia (Tonica) Leonora van der Meer e Marcos Bontempo e convidados

Mediadores: Claudia Moreira e Valdir Steuernagel

RealizadoresAliança Evangélica BrasileiraTearfundUltimato e Visão Mundial


Playlist do Diálogos de Esperança
Assista a todas as lives já realizadas aqui.


Related Posts

Leave a comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Privacy Preferences
When you visit our website, it may store information through your browser from specific services, usually in form of cookies. Here you can change your privacy preferences. Please note that blocking some types of cookies may impact your experience on our website and the services we offer.