As mulheres da Bíblia são muitas, diversas e extremamente importantes para a construção do reino de Deus naquela época – e hoje também! Se Rute e Maria Madalena, por exemplo, vivessem atualmente, o que elas diriam sobre o mundo, o reino e a igreja? Que lições sobre Deus e o Evangelho elas nos ensinariam diante dos desafios contemporâneos?
“E se as mulheres da Bíblia vivessem hoje?”. Esse será o tema da próxima live do projeto Diálogos de Esperança, na terça-feira, dia 14, das 19h às 20h. Claudia Moreira e Valdir Steuernagel são os âncoras e terão como convidados Erica Neves, jornalista e teóloga, e Marcos Botelho, pastor, escritor e teólogo.
As mulheres da Bíblia, em sua maioria, viveram em uma época fortemente patriarcal e enfrentaram grandes adversidades como viuvez precoce, infertilidade, perda do sustento, injustiças sociais, estigmatização. “As histórias de pessoas nas Escrituras são estudos de caso do relacionamento de Deus com a humanidade. Elas não são fábulas, nem mitos ou lendas de outro mundo. Elas dizem respeito às experiências de gente como nós”, diz a filósofa, teóloga e socióloga Elaine Storkey na Introdução do seu livro “Mulheres em um mundo patriarcal” (2020).
“É urgente que aprendamos a enxergar nossas histórias pessoais como parte de uma narrativa maior a fim de sermos libertos do peso de ter de construir algo grandioso com as nossas vidas. Para isso, é imprescindível crer, de todo o coração, que o Autor dessa História tem um desfecho maravilhoso para nossas histórias pessoais, e que até mesmo as lutas, aflições e angústias do presente fazem parte deste propósito”, afirma Erica Neves.
Sobre os entrevistados:
Marcos Botelho (@marcosbotelho) é formado em teologia pela Faculdade Latino-Americana FLAM (1999-2002) e pós-graduado em Teologia Urbana na Universidade UniFil (2004-2006). Desde 1999 faz parte de quadro de missionários da Missão Jovens da Verdade. Fundador do JVnaEstrada; Terra dos Palhaços; Rock no Vale e GLOCAL. Professor de Hermenêutica Bíblica no bacharel e na pós-graduação desde 2006 e em 2022 assumiu a diretoria da FLAM – Faculdade Latino-Americana de Teologia. Pastor titular da Igreja Presbiteriana Comunidade da Vila em São Paulo e CEO da Glocal Aceleradora Social no Largo da Batata. Marcos Botelho é casado com Natalia Botelho e pais de dois filhos, Daniel e Mariana.
Erica Neves (@erica_mrneves) tem 35 anos de idade, assessora de comunicação, tradutora freelancer e professora de teologia. Tem graduação e mestrado em comunicação e curso de comunicação transcultural pelo Hald International Center, Noruega. É casada com o Fred, mãe do Pedro e da Mariana e mora em Goiânia, GO. Durante a graduação em comunicação, Erica fez parte da Aliança Bíblia Universitária (ABUB), tempo em que aprendeu a estudar a Bíblia e a ler livros de teologia. De 2012 a 2023, atuou como assessora de comunicação na Tearfund, agência humanitária cristã. Em 2021 e 2022 foi aluna das tutorias essencial e avançada no Invisible College, escola em que também é professora nos cursos “Sabedoria no Caos”, “Teologia pro Cotidiano” e “Mulheres em Missão”. Instagram:
Serviço | Diálogos de Esperança
Tema: E se as mulheres da Bíblia vivessem hoje?
Quando: 14 de março de 2023
Horário: 19h (horário de Brasília)
Local: Canal da Editora Ultimato no Youtube e Facebook.
Entrevistados: Antonia (Tonica) Leonora van der Meer e Marcos Bontempo e convidados
Mediadores: Claudia Moreira e Valdir Steuernagel
Realizadores: Aliança Evangélica Brasileira, Tearfund, Ultimato e Visão Mundial
Playlist do Diálogos de Esperança
Assista a todas as lives já realizadas aqui.