Scroll Top

A realidade dos venezuelanos nas fronteiras e o papel da igreja

CARD_DIÁLOGOS_-_v1_tela_0905
Diálogos de Esperança vai conversar sobre como as igrejas têm acolhido os venezuelanos nas fronteiras

Abandonar seu país e cruzar a fronteira não é uma decisão fácil. Diante da instabilidade crise econômica e política que assola a Venezuela nos últimos anos, milhares de venezuelanos tiveram que fazer essa escolha emergencial. E o Brasil se tornou um dos destinos para eles.

Segundo a ONU, nos últimos cinco anos, mais de 760 mil refugiados e migrantes venezuelanos entraram em nossa nação (e 350 mil permaneceram nela). O descolamento, no entanto, é muitas vezes acompanhado de dor, frustração, medo e feridas emocionais. O Fundo de População das Nações Unidas (Unfpa), inclusive, ressalta que muitas mulheres se tornam vítimas de violência de gênero nos limites entre os países.  No Norte do Brasil, nas cidades de Pacaraima, Boa Vista e Manaus, a realidade é dura para as famílias venezuelanas.

É sobre isso que o Diálogos de Esperança vai conversar na próxima terça-feira, dia 09 de maio, às 19h, pelos canais de transmissão da Editora Ultimato. Claudia Moreira e Valdir Steuernagel recebem a pastora venezuelana Zoraida Milano e o pastor e teólogo brasileiro Welinton Pereira. Eles vão relatar sobre como está a realidade dos migrantes nas fronteiras com o Brasil e como as igrejas locais têm ajudado e acolhido os venezuelanos.

O tema suscita a discussão sobre o papel da igreja brasileira em contextos de migração, bem como desafios práticos para hoje. Seguindo os passos de Jesus, de que modo a igreja deve obedecer ao padrão de hospitalidade registrado em Mateus 25.35?

Porque tive fome, e destes-me de comer; tive sede, e destes-me de beber; era estrangeiro, e hospedastes-me” (ACF).


Serviço | Diálogos de Esperança

Tema: “A realidade dos refugiados venezuelanos nas fronteiras e a presença da Igreja”

Quando: 09 de maio de 2023

Horário: 19h (horário de Brasília)

Local: Canal da Editora Ultimato no Youtube e Facebook.

Entrevistados: Zoraida Milano e Welinton Pereira

RealizadoresAliança Evangélica BrasileiraTearfundUltimato e Visão Mundial


Sobre os entrevistados:

Zoraida Milano é pastora venezuelana, secretária do Conselho Evangélico da Velezuela (capítulo Caracas). É vice-presidente do CEMIVE (Concilio Evangelico Misionero de Venezuela), coordenadora de campo da Red Esperanza Sin Frontera e representante da Fundação DOULOS na Venezuela. Nasceu em Caracas, é mãe de três filhos e esposa de Eduardo José García. Estudou no Seminario Evangelico de Caracas. É facilitadora na área de Assessoria Familiar.

Welinton Pereira da Silva é pastor metodista em Sorocaba (SP) e diretor de Relações Institucionais e Advocacy da Visão Mundial. É coordenador de Relações Eclesiásticas para o tema de migração e refúgio da Visão Mundial – América Latina e Caribe. É Mestre em Direitos Humanos e Cidadania pela Universidade de Brasília (UNB).


Playlist do Diálogos de Esperança
Assista a todas as lives já realizadas aqui.

Posts relacionados

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Privacy Preferences
When you visit our website, it may store information through your browser from specific services, usually in form of cookies. Here you can change your privacy preferences. Please note that blocking some types of cookies may impact your experience on our website and the services we offer.