Scroll Top

Identidade e dúvida: o que o Cristo ressurreto ensina sobre nossa fé

IDENTIDADEDUVIDAS_banner
Diálogos de Esperança conversa sobre a ressurreição e nossas dúvidas

Uma memória do que amamos, que constitui nossa identidade, como cristãos e povo de Deus. Esse é um dos principais valores da ressurreição de Cristo na história da Igreja. No entanto, o relato após a ressurreição de Cristo não a tornou algo mágico e sem questionamentos. Ao contrário, o episódio de Cristo com Tomé é uma evidência de que Deus acolhe nossas dúvidas mais sinceras. Essa foi umas das ênfases da live “A Páscoa, Tomé e as dúvidas”, realizada no terça-feira, dia 11, pelo Diálogos de Esperança com a presença da jornalista e teóloga Erica Neves e do pastor, pesquisador e teólogo Kenner Terra.

 Viver e morrer. Morrer e ressuscitar

“É fundamental falar sobre a ressurreição, não apenas na Páscoa, mas enquanto mensagem central da nossa fé, porque as memórias da ressurreição são a nossa principal identidade. Como disse o apóstolo Paulo, a ressurreição dá um sentido tão profundo à nossa fé, que sem ela, seria vã”, afirma Kenner. “Nós só existimos como igreja cristã porque somos discípulos do Cristo ressurreto. Mas para ressuscitar, o nosso Senhor teve de morrer, e esse foi o último ato dele: dar a vida na cruz. Esse também é o chamado para cada um de seus seguidores e a parte mais amarga do nosso discipulado: tomar a nossa cruz, entregar nossa vida. Como é que a gente morre? Como a gente atravessa o vazio da ambiguidade, da vergonha, da dor, da rejeição, da traição dos amigos? Como a gente lida com a impressão de que Deus nos abandonou?”, pergunta Erica.

Os últimos momentos de Jesus foram cheios de apreensão para os discípulos. “Eles estavam até assustados, quase que desistindo – afinal de contas, a razão da esperança deles parecia que deixado de existir”, relembra Erica. “A narrativa da paixão de Cristo, a partir de João 13, é algo dramático: um drama profundo da dor e da paixão, que os discípulos não entenderam muito bem, porque a morte é um anúncio de que o fim chegou; é um tipo de desesperança latente”, explica Kenner.

 A humanidade da dúvida

Tal contexto mais amplo traz contornos reais e complexos do diálogo com Tomé. “Tendo que essa morte se deu de forma tão gritante quanto na cruz, a incerteza, a insegurança e a dúvida são expressões naturais de um ser humano que sabe a força que a morte tem. Então, o diálogo de Tomé com Jesus é uma das coisas mais belas dos Evangelhos, porque nele se revela a humanidade de Tomé e, ao mesmo tempo, o acolhimento de Deus diante dessa humanidade. Deus nunca desqualificou a dúvida, e na relação com Tomé foi a mesma coisa. A ressurreição serve exatamente para isto: acolher a nossa humanidade, a nossa crise, as nossas dúvidas e nos redirecionar na esperança. Não é simplesmente uma prova factual para que eu tenha certeza do que aconteceu, mas é um acolhimento de Deus, mostrando que a ressurreição reanima a nossa esperança, mesmo diante das dúvidas”, afirma Kenner.

Citando Alister McGraph, Erica diferencia dúvida de ceticismo e incredulidade. “O ceticismo é a decisão deliberada de duvidar por uma questão de princípios. A incredulidade é a decisão deliberada de não ter fé em Deus. Já a dúvida é uma característica permanente da vida cristã e um sintoma da nossa fragilidade, porque somos criaturas limitadas. Para nós, é difícil compreender o que está além do que Deus colocou aqui, dessa imanência”.

Profetas da esperança

Diante da importância da ressurreição como centro da nossa fé e como caminho de acolhimento de nossa dúvida, como vivê-la em comunidade e quais as implicações missionais que ela gera?

Para Erica, a ressurreição nos ajuda a escutar mais e melhor o outro. “Quando pensamos que nossa fé está resguardada por esse Cristo ressurreto, se torna mais fácil ouvir o que é diferente do que a gente pensa. Se conseguíssemos ouvir melhor, não estaríamos vivendo uma polarização tão grande e teríamos mais certeza daquilo que é dogmático, ou seja, de que Jesus ressuscitou, de que ele é a nossa paz, é o nosso caminho”.

Kenner ressalta que, com a ressurreição, a igreja se torna instrumento profético da esperança. “Jesus ressuscitou; então, há esperança de vencermos a morte. Uma igreja cuja identidade está na ressurreição é uma igreja profética. Ela é a profecia da esperança no mundo. A ressurreição é o ‘não’ de Deus a todo projeto de morte, a toda expressão de desumanização, a toda negação da vida. A ressurreição é a reconciliação de todas as coisas com Cristo. Jesus tem essa autoridade sobre os céus e a terra porque ele é o cordeiro de Deus que está vivo. Diante disso, nós temos uma presença missional no mundo – do ponto de vista da proclamação da esperança (ou seja, a morte não é o ponto final); e ela é um interdito de Deus a todo e qualquer projeto de morte. Se na cruz, Jesus é solidário à nossa dor, na ressurreição ele diz ‘não’ a todo projeto de desumanização, de exclusão, de dor, de violência. Então, nós nos tornamos uma presença transformadora no mundo. Onde há morte, nós levamos a vida. Essa é uma convocação para a Igreja: ser a presença ressurreta no mundo”.


Outros assuntos:

A conversa também abordou outros assuntos, como:

– O pastor e sua dúvida no púlpito;

– Como cultivar a cultura da escuta em comunidade;

– Os efeitos da modernidade na crença da ressurreição.


Você pode assistir, na íntegra, à live “A Páscoa, Tomé e as dúvidas” aqui.


Playlist do Diálogos de Esperança

Assista a todas as lives já realizadas aqui.

Posts relacionados

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Privacy Preferences
When you visit our website, it may store information through your browser from specific services, usually in form of cookies. Here you can change your privacy preferences. Please note that blocking some types of cookies may impact your experience on our website and the services we offer.