Os dicionários de Língua Portuguesa costumam ser sucintos na definição, mas no meio evangélico a palavra “discipulado” é bem comum. No léxico, é “estado de discípulo”, “aprendizado” ou mesmo “conjunto de discípulos”. Na Bíblia, sua menção mais famosa aparece na chamada Grande Comissão, onde Jesus Cristo nos chama para “fazermos discípulos”. Há quem diga que esse – e não o “ide” – é o núcleo do imperativo de Cristo em Mateus 28.19.
Olhando para o cenário evangélico atualmente, pode-se perguntar: como as igrejas estão obedecendo a Grande Comissão? O que entendemos por “discipulado”, afinal? Temos formado discípulos de Cristo ou discípulos de famosos? A igreja de Jesus é capaz de fazer discipulados em lugares distantes? O que significa fazer discípulos em um mundo cada vez mais virtual?
Essas e outras perguntas são válidas e fazem parte do tema que o Diálogos de Esperança irá tratar na live da próxima terça-feira, dia 21 de novembro, às 19h. Com o tema “A igreja e o discipulado: por onde caminhar?”, os âncoras Claudia Moreira e Valdir Steuernagel vão conversar com a missionária da SEPAL e uma das líderes do Ministério Igrejas Discipuladoras, Ilaene Schuler, e o pastor luterano e integrante da equipe nacional da “Década de Fazer Discípulos”, Juliano Muller Peter.
Serviço | Diálogos de Esperança
Tema: “A igreja e o discipulado: por onde caminhar?”.
Quando: 21 de novembro de 2023.
Horário: 19h (horário de Brasília).
Canal: Youtube da Editora Ultimato.
Entrevistados: Ilaene Schuler e Juliano Muller Peter
Realizadores: Aliança Evangélica Brasileira, Tearfund, Ultimato e Visão Mundial.
Ilaene Schuler, missionária da SEPAL, formada em Teologia, Missão Urbana e Análise Transacional. Junto com seu esposo Daniel Vargas, coordenam o Ministério “Igrejas Discipuladoras”, capacitando e assessorando a várias igrejas estratégicas e denominações em seus projetos de igrejas saudáveis e discipuladoras.
Juliano Muller Peter, 43 anos, casado com Fabiane, pai da Isabela (18) e do Isaac (16). Bacharel em Teologia e pós-graduado em Plantação e Revitalização de Igrejas. Entre 2005 e 2012, serviu como pastor em Araripina/PE e Crato/CE; de 2013 a 2017, em São Gabriel da Palha/ES e, desde 2018, está na Comunidade São João em Pelotas/RS, na IECLB. Serve também como Diretor de Mobilização do Movimento Encontrão desde 2017. Integra a equipe nacional da “Década de Fazer Discípulos”.
Playlist do Diálogos de Esperança
Assista a todas as lives já realizadas aqui.