As comunidades evangélicas espalhadas pelo Brasil são diversas e intergeracionais. A riqueza dessa diversidade de experiências e percepções também é um desafio na construção da unidade. Nem sempre há compreensão entre gerações, principalmente, entre adultos e jovens. A liderança, por vezes, mais velha, encontra dificuldades em lidar com opiniões e comportamentos dos mais jovens. Os mais jovens, por sua vez, cheios de dúvidas (e de certezas) têm pressa em contar com posicionamentos teológicos, políticos e culturais dos mais experientes. As tensões mais recentes em 2022 ultrapassaram posições individuais e trouxeram conflitos institucionais, que explicitaram perfis autoritários e falta de sabedoria.
Esse será um tema da próxima live do Diálogos de Esperança, nesta terça-feira, dia 29 de novembro. Com o tema “O Jovem e a Igreja: discutindo a relação”, o Diálogos terá a participação da missionária da Mocidade Para Cristo (MPC) e voluntária do Movimento Vocare, Débora Munir, e do publicitário e diretor executivo da Visão Mundial, Thiago Crucciti. Os moderadores serão Valdir Steuernagel e Claudia Moreira.
Razões pelas quais os jovens deixam a igreja
Um estudo de 2017 do instituto LifeWay Research, nos Estados Unidos, revelou que 66% os jovens (entre 23 e 30 anos de idade) disseram que deixaram de frequentar a igreja evangélica regularmente por, pelo menos, 1 ano após completarem 18 anos. A evasão acontece no período em que os jovens entram na faculdade, mudam de casa para iniciar os estudos da graduação ou conseguem o primeiro emprego. Outros motivos para o afastamento são a percepção de que membros da igreja são hipócritas (32%), e a falta de união com pessoas da igreja (29%).
Engajamento missionário
Ao mesmo tempo, também temos sinais positivos. Movimentos vocacionais como o Vocare e organizações missionárias nacionais como a MPC, e projetos e causas sociais, engajam cada vez mais jovens nos desafios missionários e sociais, a despeito das ocasionais disputas nas igrejas locais.
Uma relação complexa e que necessita ser compreendida para que a igreja cristã seja, de fato, o Corpo de Cristo.
A live será transmitira, simultaneamente, nos canais da Editora Ultimato YouTube e Facebook.
Serviço | Diálogos de Esperança
Tema: O Jovem e a Igreja: discutindo a relação
Quando: 29 de novembro de 2022
Hora: 20h (horário de Brasília)
Local: Canal da Editora Ultimato no Youtube e Facebook.
Realizadores: Aliança Evangélica Brasileira, Tearfund, Ultimato e Visão Mundial
Mediadores: Claudia Moreira e Valdir Steuernagel.
Sobre os entrevistados:
Déborah Munir é missionária da Mocidade para Cristo (MPC). Atua como coordenadora da missão na América do Sul.
Thiago Felipe Crucciti é formado em Marketing, fundador da startup “Máquina do Bem” e diretor executivo da Visão Mundial no Brasil. Membro da Igreja Metodista Livre, em São Paulo (SP).
Playlist do Diálogos de Esperança
Assista a todas as lives já realizadas aqui.