Scroll Top

Diálogos de Esperança vai discutir a relação entre os jovens e a igreja

WhatsApp Image 2022-11-25 at 16.50.41

As comunidades evangélicas espalhadas pelo Brasil são diversas e intergeracionais. A riqueza dessa diversidade de experiências e percepções também é um desafio na construção da unidade. Nem sempre há compreensão entre gerações, principalmente, entre adultos e jovens. A liderança, por vezes, mais velha, encontra dificuldades em lidar com opiniões e comportamentos dos mais jovens. Os mais jovens, por sua vez, cheios de dúvidas (e de certezas) têm pressa em contar com posicionamentos teológicos, políticos e culturais dos mais experientes. As tensões mais recentes em 2022 ultrapassaram posições individuais e trouxeram conflitos institucionais, que explicitaram perfis autoritários e falta de sabedoria.

Esse será um tema da próxima live do Diálogos de Esperança, nesta terça-feira, dia 29 de novembro. Com o tema “O Jovem e a Igreja: discutindo a relação”, o Diálogos terá a participação da missionária da Mocidade Para Cristo (MPC) e voluntária do Movimento Vocare, Débora Munir, e do publicitário e diretor executivo da Visão Mundial, Thiago Crucciti. Os moderadores serão Valdir Steuernagel e Claudia Moreira.

Razões pelas quais os jovens deixam a igreja

Um estudo de 2017 do instituto LifeWay Research, nos Estados Unidos, revelou que 66% os jovens (entre 23 e 30 anos de idade) disseram que deixaram de frequentar a igreja evangélica regularmente por, pelo menos, 1 ano após completarem 18 anos. A evasão acontece no período em que os jovens entram na faculdade, mudam de casa para iniciar os estudos da graduação ou conseguem o primeiro emprego. Outros motivos para o afastamento são a percepção de que membros da igreja são hipócritas (32%), e a falta de união com pessoas da igreja (29%).

Engajamento missionário

Ao mesmo tempo, também temos sinais positivos. Movimentos vocacionais como o Vocare e organizações missionárias nacionais como a MPC, e projetos e causas sociais, engajam cada vez mais jovens nos desafios missionários e sociais, a despeito das ocasionais disputas nas igrejas locais.

Uma relação complexa e que necessita ser compreendida para que a igreja cristã seja, de fato, o Corpo de Cristo.

A live será transmitira, simultaneamente, nos canais da Editora Ultimato YouTube e Facebook.


Serviço | Diálogos de Esperança

Tema: O Jovem e a Igreja: discutindo a relação
Quando: 29 de novembro de 2022
Hora: 20h (horário de Brasília)
Local: Canal da Editora Ultimato no Youtube e Facebook.
RealizadoresAliança Evangélica BrasileiraTearfundUltimato e Visão Mundial
Mediadores: Claudia Moreira e Valdir Steuernagel.


Sobre os entrevistados:

Déborah Munir é missionária da Mocidade para Cristo (MPC). Atua como coordenadora da missão na América do Sul.

Thiago Felipe Crucciti é formado em Marketing, fundador da startup “Máquina do Bem” e diretor executivo da Visão Mundial no Brasil. Membro da Igreja Metodista Livre, em São Paulo (SP).


Playlist do Diálogos de Esperança
Assista a todas as lives já realizadas aqui.

Posts relacionados

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Privacy Preferences
When you visit our website, it may store information through your browser from specific services, usually in form of cookies. Here you can change your privacy preferences. Please note that blocking some types of cookies may impact your experience on our website and the services we offer.