Diálogos pergunta: qual a sua palavra bíblica para 2023?

CARD DIÁLOGOS - v1 tela

O projeto Diálogos de Esperança inicia o ano, fazendo a seguinte pergunta: qual a sua palavra bíblica para 2023? Se pudéssemos escolher uma única palavra vinda de Deus para nos provocar, nos guiar e nos ajudar a trilhar o novo ano, qual seria?

Eis o desafio: discernir biblicamente as necessidades da igreja e da sociedade para 2023, sintetizando o pensamento em palavras que nos ajudam a refletir uma pauta fundamental de ação, oração e adoração da igreja evangélica brasileira.


 Ouvir duas vezes

O tema da primeira live do ano a ser realizada no próximo dia 24, na verdade, será dividido em dois episódios, baseados no exercício de duas audições: ouvir a Deus e ouvir ao mundo. Inspirado pelo livro “Ouça o Espírito, Ouça o Mundo” (ABU Editora), de John Stott, a proposta é abrir-se para as vozes relevantes e santas que podem nos ajudar a discernir os desafios do ano que começa. Stott explica o que seriam essas duas audições:

Ouvir duas vezes […] é a faculdade de ouvir duas vozes ao mesmo tempo, a voz de Deus através das Escrituras e as vozes de homens e mulheres ao nosso redor. Frequentemente essas vozes contradizem uma à outra, mas nosso propósito ao ouvir tanto uma como a outra é descobrir que elas se interrelacionam. Ouvir duas vezes é indispensável para o discipulado cristão e para a missão cristã. Somente através da disciplina de ouvir duas vezes é que é possível tornar-se um ‘cristão contemporâneo.
(p 31)

“Nós ouvimos a Palavra com humilde reverência, ansiosos por entendê-la e decididos a acreditar no que viermos a compreender. Nós ouvimos o mundo com atenção crítica, igualmente ansiosos por compreendê-lo, e decididos não necessariamente a crer nele e a obedecer-lhe, mas a simpatizar com ele e buscar graça para descobrir que relação existe entre ele e o Evangelho”.
(p 29-30)


Entrevistados

Uma das convidadas para a live é Juliana Gouveia, administradora e aceleradora social, fundadora e diretora da Glocal Aceleradora – uma iniciativa que oferece formação e suporte a líderes de projetos sociais, para que suas organizações sejam mais eficientes e transformadoras. O outro é Jesús Londoño, teólogo e missiólogo espanhol, diretor da SEPAL Espanha e coordenador do comitê de missiologia do COMIBAM Internacional (Cooperação Missionária Iberoamericana).

O segundo episódio da série “Ouça a Deus, ouça o mundo”, agendado para o dia 07/02, vai enfatizar a “voz do mundo”, com objetivo de discernir pautas relevantes e urgentes que a sociedade nos traz.

Para discernirmos as palavras bíblicas, precisamos aprender a ouvir. E ouvir com 1) compreensão social, 2) discernimento bíblico e 3) sensibilidade pastoral. Por meio dessa rota, talvez possamos nos ajudar no discernimento do que Deus quer falar conosco hoje e (mais importante) atuar de forma relevante diante da realidade, sinalizando os valores do reino de Deus e anunciando a presença do Rei.


Serviço | Diálogos de Esperança

Série “Ouça Deus, Ouça o Mundo”

Live 1: Qual a sua palavra bíblica para 2023?

Quando: 24 de janeiro de 2023

Horário: 19h (horário de Brasília)

Local: Canal da Editora Ultimato no Youtube e Facebook.

Entrevistados: Juliana Gouveia e Jesús Londoño

Mediadores: Claudia Moreira e Valdir Steuernagel

RealizadoresAliança Evangélica BrasileiraTearfundUltimato e Visão Mundial


Sobre os entrevistados

Juliana Gouveia Santana, 36 anos, casada com Gustavo Lima. Formada em Administração pela Universidade Mackenzie e mestranda no programa de Empreendedorismo e Inovação da FEA USP (Universidade de São Paulo). É fundadora e diretora da Glocal Aceleradora, uma iniciativa que oferece formação e suporte a líderes de projetos sociais, para que suas organizações sejam mais eficientes e transformadoras. Faz parte da equipe ministerial da Comunidade da Vila, em São Paulo (SP).

Jesús Londoño foi Diretor Executivo do COMIBAM Internacional (Cooperação Missionária Ibero-Americana) de 2000 a 2009. Professor na área de Teologia e Missiologia. Missionário desde 1989 e fundador da agência missionária Avancemos. Entre seus estudos, tem um Bacharelado em Teologia, um Mestrado em Missiologia e outro em Ciências da Religião. Ele também obteve um diploma em Linguística e Antropologia e, no momento, cursa o doutorado em Teologia. Atualmente é diretor da SEPAL Espanha e atua como líder internacional do movimento “Back to Europe”, que reúne várias organizações europeias que trabalham na evangelização da Europa. Além disso, é coordenador do comitê de missiologia do COMIBAM Internacional e presidente da Comissão de Missões da AEL (Aliança Evangélica Latina). Londoño é casado com Mireya, com quem tem duas filhas: Sarai e Alejandra. Vivem em Granada (Espanha).


Playlist do Diálogos de Esperança
Assista a todas as lives já realizadas aqui.


Podcast EntreLinhas, com Valdir e Silêda Steuernagel

Episódio “Ouça a Deus, Ouça o Mundo”.


 

Posts relacionados

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Privacy Preferences
When you visit our website, it may store information through your browser from specific services, usually in form of cookies. Here you can change your privacy preferences. Please note that blocking some types of cookies may impact your experience on our website and the services we offer.