Scroll Top

O que a igreja pode fazer diante das tragédias ambientais?

CARD_DIÁLOGOS_-_v1_tela_0606
Diálogos de Esperança realizará live no dia 06 de junho com o tema “Mudanças climáticas e as tragédias: qual o papel da igreja?”

O clima está mudando, e para a pior. Basta vermos os efeitos dessa mudança. Ao longo de quase oito mil páginas, o Sexto Relatório de Avaliação (AR6) do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC) detalha as consequências devastadoras do aumento das emissões de gases do efeito estufa (GEE) em todo o mundo – a destruição de casas, a perda de meios de subsistência e o esfacelamento de comunidades, por exemplo –, bem como os riscos cada vez mais perigosos e irreversíveis se não mudarmos de rumo. Segundo o relatório, desde 2008, inundações e tempestades extremas obrigaram mais de 20 milhões de pessoas a deixar suas casas todos os anos. Cerca de metade da população global vive atualmente em situações de escassez severa de água durante pelo menos um mês por ano, enquanto as altas temperaturas facilitam a disseminação de doenças vetoriais, como a malária, o vírus do Nilo Ocidental e a doença de Lyme.

Diante de tal cenário sombrio, podemos perguntar: qual o papel da igreja? Se somos chamados para “cultivar o jardim” (Gn 2.15-25), como temos cuidado do planeta no qual o Criador nos permitiu viver? Como podemos socorrer as famílias vítimas de tragédias ambientais no Brasil? Pode onde começar? Essas e outras perguntas fazem parte do tema da próxima live do Diálogos de Esperança “Mudanças Climáticas e as tragédias: qual o papel da igreja?”, no dia 06 de junho, às 19h, desta vez promovida também em parceria com o Movimento Renovar Nosso Mundo (RNM) por ocasião da Semana Mundial do Meio Ambiente. Além dos canais da Editora Ultimato, a live também será transmita no Youtube do RNM.

Os convidados da live são a educadora Lourdes Brazil, de Niterói (RJ), e o engenheiro florestal e pesquisador Carlos Vicente, de Brasília (DF). Ambos têm vasta experiência nas áreas de educação ambiental e mobilização social. Os âncoras da live serão Claudia Moreira e Valdir Steuernagel.


Serviço | Diálogos de Esperança

Tema: “Mudanças Climáticas e as tragédias: qual o papel da igreja?”

Quando: 06 de junho de 2023.

Horário: 19h (horário de Brasília).

Local: Canal da Editora Ultimato no Youtube e Facebook; e no Youtube do Movimento Renovar Nosso Mundo.

Entrevistados: Lourdes Brazil e Carlos Vicente.

RealizadoresAliança Evangélica BrasileiraTearfundUltimato e Visão Mundial

Parceria: Movimento Renovar Nosso Mundo


Sobre os entrevistados:

Lourdes Brazil: Mulher negra, forjada numa linhagem de mulheres guerreiras. Evangélica da PIB de Niterói (RJ). Bacharel em Ciências Econômicas. Especialista em Planejamento Ambiental. Mestre e Doutora em Ecologia Social. Tem vasta experiência em ensino, docência e extensão no Brasil, Colômbia, México, Angola e Suécia. Atualmente dirige o Centro Gênesis – instituição criada por ela e que tem como missão educar para a sustentabilidade e que atua junto a escolas, instituições religiosas e empresas.

Carlos Vicente: Carlos Vicente é engenheiro florestal (Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro – UFRRJ) e possui MBA em Gestão de Recursos Naturais (Instituto Costarriquenho de Administração de Empresas – INCAE). Possui vasta experiência em questões da Amazônia brasileira, tendo atuado como Secretário de Estado de Florestas e Populações Tradicionais do Estado do Acre, Diretor do Programa Nacional de Florestas do Ministério do Meio Ambiente do Brasil, Assessor Técnico da ex-Ministra do Meio Ambiente Marina Silva. Atua há 32 anos nas áreas de pesquisa florestal e desenvolvimento sustentável.  Carlos recebeu em 2001 um Prêmio de Valorização da Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (USAID).


Playlist do Diálogos de Esperança
Assista a todas as lives já realizadas aqui.

Related Posts

Leave a comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Privacy Preferences
When you visit our website, it may store information through your browser from specific services, usually in form of cookies. Here you can change your privacy preferences. Please note that blocking some types of cookies may impact your experience on our website and the services we offer.