Diálogos de Esperança vai conversar sobre como conciliar amor-próprio e amor sacrificial por Cristo
AUTOESTIMA. Uma palavra que se tornou popular, não apenas nos consultórios de psicólogos, nas palestras motivacionais e nos feeds das redes sociais. A igreja também é um ambiente em que a autoestima ganhou espaço e significado para explicar as derrotas e os alvos da espiritualidade. Mas como conciliar a amor-próprio com o amor sacrifical a Deus? Como explicar as mazelas humanas pelas lentes da psicologia, sem abandonar os princípios teológicos (e vice-versa)? O caminho para a saúde emocional dispensa a convicção de pecado e o lugar da cruz?
Essas e outras perguntas fazem parte do tema “A cruz e o paradoxo da autoestima” a ser abordado na próxima live do Diálogos de Esperança, no dia 26 de setembro, das 19h às 20h, pelos canais de transmissão da Editora Ultimato.
Para conversar com os âncoras Claudia Moreira e Valdir Steuernagel foram convidados a psicoterapeuta, teóloga e escritora Esther Carrenho, e o pastor, teólogo e escritor Ricardo Barbosa, autor do lançamento A Cruz e o Paradoxo da Autoestima (no prelo).
Tema: “A Cruz e o Paradoxo da Autoestima”
Quando: 26 de setembro de 2023.
Horário: 19h (horário de Brasília).
Canais: Youtube e Facebook da Editora Ultimato.
Entrevistados: Esther Carrenho e Ricardo Barbosa.
Realizadores: Aliança Evangélica Brasileira, Tearfund, Ultimato e Visão Mundial.
Esther Carrenho (@esthercarrenho): Psicóloga clínica com especialização em psicodrama, atendendo adultos, casais e família. Teóloga. Facilitadora de Grupos de Crescimento e de Casais. Palestrante. Autora de cinco livros: “Praticando a Abordagem Centrada na Pessoa”, “Ressurreição Interior”, “Caminhos de Vida”, “Raiva: Seu Bem, Seu Mal” e “Depressão: tem luz no fim do túnel”. Membro da APEL (Academia Paulista Evangélica de Letras) e membro pleno do CPPC (Corpo de Psicólogos e Psiquiatras Cristãos). Avó de sete netos.
Ricardo Barbosa de Sousa (@pr.ricardobarbosa): É presidente do Centro Cristão de Estudos (CCE) e coordenador dos projetos Emaús e Vocatio. Pastor da Igreja Presbiteriana do Planalto, em Brasília, DF, estudou no Regent College, em Vancouver, no Canadá, e foi presidente da Fraternidade Teológica Latino-Americana. É colunista da revista Ultimato e autor de, entre outros, A Cruz e o Paradoxo da Autoestima, Quando a Alegria Não Vem Pela Manhã, Pensamentos Transformados, Emoções Redimidas; O Caminho do Coração, A Espiritualidade, o Evangelho e a Igreja e A Cruz e o Paradoxo da Autoestima (no prelo).
Playlist do Diálogos de Esperança
Assista a todas as lives já realizadas aqui.