Scroll Top

“As redes sociais na formação cristã” será tema da próxima live de Diálogos de Esperança

VMB_REDES_Diálogos-de-Esperança_POST_12-07THUMB-DIÁLOGOS

O projeto Diálogos de Esperança traz mais um assunto relacionado ao mundo das redes sociais. A próxima live terá como tema “As redes sociais na formação cristã” e acontecerá no próximo dia 12.

Segundo levantamento da Sortlist, o Brasil figura em segundo lugar no ranking de países que mais gastam tempo na internet. O brasileiro gasta exatamente 10 horas e 8 minutos por dia na internet, o que equivale a 154 dias por ano. Já nas redes sociais, são 3 horas e 42 minutos por dia, o equivalente a 56 dias por ano.

Diante dessa realidade atual, qual o impacto nos processos de aprendizagem e formação do cristão? Já faz tempo que o ensino da Bíblia não se resume à Escola Bíblica Dominical (EBD) aos domingos, com as Escrituras sendo ensinadas por um professor pouco experiente, mas que conhece bem a comunidade. Nos seminários, multiplicaram-se as opções de modelos de estudos online e híbridos. A pandemia acelerou processos.

Ao mesmo tempo, o fato de gastarmos tanto tempo navegando pelas redes sociais não prejudica o investimento em um aprendizado constante e sistemático da Palavra de Deus (sozinho e junto com outros)? Como lidar no processo de ensino com alunos com mentes inquietas e distraídas?

Como os professores e discipuladores podem se preparar para essa realidade e ajudar as comunidades “até que todos alcancemos a unidade da fé e do conhecimento do Filho de Deus, e cheguemos à maturidade, atingindo a medida da plenitude de Cristo” (Efésios 4.12,13)?

Para conversar sobre este assunto, Diálogos de Esperança receberá dois convidados. O primeiro é Vanessa Belmonte, Mestre em Educação, coordenadora dos cursos à distância da ABC² – Associação Brasileira de Cristãos na Ciência, obreira do L’abri Brasil e autora do livro “O Lugar da Espera na Vida Cristã”. O segundo convidado é Ricardo Wesley M. Borges, com formação na área de estudos bíblicos e culturais pela All Nations Christian College – ANCC (UK, 1998) e mestrado em liderança também pela ANCC/Open University (UK, 2017). A conversa é mediada pelo pastor, teólogo e colunista da revista Ultimato, Valdir Steuernagel.

A próxima live do Diálogos de Esperança de 12 de julho acontecerá às 20h nos canais da Editora Ultimato YouTube e Facebook, simultaneamente.

Serviço: Diálogos de Esperança
Tema: “As Redes Sociais na Formação Cristã”
Quando: 12 de julho de 2022
Hora: 20h (horário de Brasília)
Local: Canal da Editora Ultimato no Youtube e Facebook.
RealizadoresAliança Evangélica BrasileiraTearfundUltimato e Visão Mundial
Mediador: Valdir Steuernagel

 

Sobre os convidados:

Vanessa Belmonte: Docente do Ensino Superior (graduação e pós-graduação); graduada em Administração (UEM) e Mestre em Educação Tecnológica (CEFET-MG). Coordenadora e professora de cursos a distância da ABC² – Associação Brasileira de Cristãos na Ciência. Também desenvolve pesquisas, palestras e cursos na área de Formação Espiritual e Vida Cristã. Autora do livro “O Lugar da Espera na Vida Cristã”, obreira do L’Abri Brasil e membro da Igreja Esperança em Belo Horizonte-MG.

Ricardo Wesley M. Borges: É casado com Ruth e eles têm duas filhas, Ana Júlia e Carolina. Ele é formado em engenharia agronômica pela Universidade de São Paulo (1992), estudos bíblicos e culturais pela All Nations Christian College – ANCC (UK, 1998) e mestrado em liderança também pela ANCC/Open University (UK, 2017). Trabalhou desde 1993 na Aliança Bíblica Universitária do Brasil (ABUB), da qual foi secretário geral, e trabalha desde 2007 na IFES (International Fellowship of Evangelical Students) primeiro servindo no Uruguai, depois servindo na equipe regional da IFES América Latina e desde 2017 trabalhando na área de Engajamento com as Escrituras. Atualmente ele atua na IFES como Secretário para o Engajamento Escrituras, coordenando uma equipe global nessa área. É pastor da Igreja Metodista Livre (Concílio Nikkei) em São Paulo desde 2014.

Posts relacionados

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Privacy Preferences
When you visit our website, it may store information through your browser from specific services, usually in form of cookies. Here you can change your privacy preferences. Please note that blocking some types of cookies may impact your experience on our website and the services we offer.