Scroll Top

Migração e refúgio serão os assuntos da próxima live dos Diálogos de Esperança

YT

Nesta terça-feira, 03 de maio, Diálogos de Esperança recebe o pastor venezoelano José Piñero, que é Coordenador Geral da Red Esperanza sin Fronteras (Rede Esperança sem Fronteiras) e Presidente da Visão Mundial na Venezuela, para falar sobre migração e os desafios que isso representa para a igreja a partir de sua experiência na América Latina. Juntamente com ele, Aline Veloso, que é coordenadora do Programa Renovare (MAIS- Missão em Apoio à Igreja Sofredora) e enfermeira responsável pela saúde de pessoas refugiadas, acolhidas na “Cidade Refúgio”, no Paraná. Aline irá compartilhar sobre o assunto, sob a perspectiva dos refugiados Afegãos e Ucranianos recentemente chegados ao Brasil.

Com o tema “Os migrantes e o reino ‘sem fronteiras'”, a live trará experiências de quem acolhe e de quem é acolhido, humanizando números que, desde o início da guerra na Síria, em 2014, vem tragicamente quebrando recordes históricos. Seja em decorrência de guerras, violações dos direitos humanos, perseguições e desastres naturais, a Agência das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR), revela que o número de deslocamentos forçados em todo o mundo ultrapassou 82 milhões de pessoas. De acordo com a mesma agência, no final de junho de 2021, o número de refugiados ultrapassou a marca dos 20  milhões, quadro que deve mudar sensivelmente até a publicação do próximo relatório, em junho deste ano, em decorrência da guerra na Ucrânia que, em seu segundo mês, já provocou a saída de mais de 5 milhões de pessoas em direção a diferentes países.

Diante de tamanho desafio global, Piñera, que também é Diretor da Aliança Evangélica Latina e do Conselho Interreligioso de Líderes de Religiões pela Paz da América Latina, ressalta que muitas igrejas têm se tornado fontes de inspiração na recepção e no acolhimento. “Encontro nas comunidades de fé, sensibilizadas pela compaixão, conectadas no serviço e na prática contínua do aprendizado, uma profunda experiência de mobilização integral em favor dos mais vulneráveis, especialmente as crianças”.

A série de Lives Diálogos de Esperança é apresentada por Valdir Steuernagel, co-autor do artigo que traz o mesmo título  “Os migrantes e o reino ‘sem fronteiras'”, parte do livro Raízes de um Evangelho Integral, publicado em 2021 pela Editora Ultimato. Segundo Valdir, “Jesus também poderia ser descrito como o “refugiado no Egito”, uma imagem que diz muito neste momento histórico quando diferentes caminhos, em absurdamente muitos lugares, estão apinhados de homens, mulheres e crianças fugindo de um lugar onde iriam morrer, literalmente ou não, e partindo em busca de outro lugar onde possam sobreviver”.

Diálogos de Esperança tem início às 20h (horário de Brasília) com transmissão pelos canais da Editora Ultimato no YouTube e Facebook, simultaneamente.

 

Detalhamento:

Diálogos de Esperança – Os migrantes e o reino “sem fronteiras”

Data: 03.05

Hora: 20h (Horário de Brasília)

Realizadores: Aliança Evangélica Brasileira, Tearfund, Ultimato e Visão Mundial

 

Sobre os convidados:

Aline Veloso é Coordenadora do Programa Renovare (MAIS- Missão em Apoio à Igreja Sofredora) e enfermeira responsável pela saúde dos refugiados.

José G. Piñero é Coordenador Geral da Red Esperanza sin Fronteras (Rede Esperança sem Fronteiras), Presidente da Visão Mundial na Venezuela, da Igreja Cristã Reformada da Venezuela, 1º Vice-Presidente do Conselho Evangélico da Venezuela, Diretor da Aliança Evangélica Latina e do Conselho Interreligioso de Líderes de Religiões pela Paz da América Latina, entre outras responsabilidades.

Posts relacionados

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Privacy Preferences
When you visit our website, it may store information through your browser from specific services, usually in form of cookies. Here you can change your privacy preferences. Please note that blocking some types of cookies may impact your experience on our website and the services we offer.