Scroll Top

Diálogos de Esperança falará sobre igreja que não vive à parte, mas sim sendo parte da comunidade

THUMB_DIÁLOGOS[8355]

A série de lives Diálogos de Esperança desta terça-feira, 05 de Abril, irá falar sobre a relevância que as igrejas têm para as comunidades em que ela estão inseridas. “O Evangelho Encarnado e a Igreja Comunitária”, será o tema da live que receberá o pastor da Igreja Batista em Coqueiral José Marcos da Silva, que também é presidente do Instituto Solidare, e Géssica Géssica Dias, assistente social que coordena um dos projetos gestados na igreja, chamado Projeto/Movimento Rio Limpo, Cidade Saudável.

Imagine uma igreja de 70 anos, com um título batista, demolir seu antigo templo para construir um espaço multifuncional e aberto à comunidade. Isso lembra as palavras de Jesus, narradas por S. João em um dos evangelhos: “Destruí este templo, e, em três dias, Eu o reconstruirei.” Replicaram os judeus: “Em ‘setenta anos’ [parafraseando] foi construído este templo, e tu afirmas que em três dias o levantarás?”. E assim aconteceu com a Igreja Batista do Coqueiral, em Recife (PE). A demolição do antigo templo deu lugar para a criação de diversos projetos sociais, escolas de fé e política, do Natal em Comunidade, do Projeto/Movimento Rio Limpo, Cidade Saudável e tantos outros, que começaram entre conversas informais e ganharam forma e vida em meio a comunidade.

É certo que nem toda igreja precisa demolir literalmente seu templo, mas o desafio de olhar para fora, encarnar o Evangelho e servir ao “próximo” é um desafio de Cristo para toda sua Igreja ainda hoje. Para os convidados da live, e escritores do artigo publicado no livro Raízes de Um Evangelho Integral, com o mesmo título/tema da live, é preciso compreender que “a missão da Igreja na terra demanda um mergulho contínuo e responsável no que a vida, em sua dinamicidade, apresenta, sendo parte e não vivendo à parte”. Nas palavras dos articulistas, a igreja é um “sujeito presente na cidade” e precisa deixar o status de ser apenas uma “edificação religiosa para encontros dominicais”, e tornar-se “um corpo aberto para o acolhimento e a escuta ativa das dores mais intensas.”

Diálogos de Esperança é uma iniciativa de quatro organizações cristãs – Aliança Evangélica Brasileira, Tearfund, Ultimato e Visão Mundial, quinzenalmente ancorada por Valdir Steuernagel. A série é um espaço criado para conversar sobre assuntos da atualidade que desafiam a igreja Brasileira vai ao ar quinzenalmente nos canais da Editora Ultimato no YouTube e  Facebook.

 

Serviço:

Diálogos de Esperança

Tema: “O Evangelho Encarnado e a Igreja Comunitária”

Realizadores: Aliança Evangélica Brasileira, Tearfund, Ultimato e Visão Mundial

Mediador: Valdir Steuernagel

Data: 05 de Abril de 2022

Hora: 20h

Local: Canal da Editora Ultimato no Youtube.

 

Sobre os convidados:

José Marcos da Silva é pastor presidente da Igreja Batista em Coqueiral e presidente do Instituto Solidare. Bacharelou-se em Teologia pelo Seminário Teológico Batista do Norte do Brasil; estudou Psicologia na UFPE; é Pós-graduado em Fé e Política pela PUC-Rio. Assessor de Escolas de Fé e Política de alguns estados do Nordeste, palestrante sobre temas como: Mudança de Paradigmas na Igreja; Missão Integral da Igreja e Liderança. Coautor de diversos livros, e autor do livro Desculpe o transtorno: estamos mudando a igreja, publicado pela Editora Esperança. É casado com Ivaneide (45) e tem dois filhos e duas netas.

Géssica Dias é Assistente Social, pós-graduada em Fé e Política, membro dos Movimentos Renovar Nosso Mundo e Nós na Criação, coordenadora do Projeto Rio Limpo, Cidade Saudável (Instituto Solidare). Também é integrante do Fórum Popular do Rio Tejipió e assessora da Escola de Fé e Política Pe. Humberto Plummen e do Centro Nacional de Fé e Política Dom Helder Câmara (CEFEP). Géssica é membro da Igreja Batista em Coqueiral (PE).

Posts relacionados

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Privacy Preferences
When you visit our website, it may store information through your browser from specific services, usually in form of cookies. Here you can change your privacy preferences. Please note that blocking some types of cookies may impact your experience on our website and the services we offer.