A série de lives Diálogos de Esperança desta terça-feira, 05 de Abril, irá falar sobre a relevância que as igrejas têm para as comunidades em que ela estão inseridas. “O Evangelho Encarnado e a Igreja Comunitária”, será o tema da live que receberá o pastor da Igreja Batista em Coqueiral José Marcos da Silva, que também é presidente do Instituto Solidare, e Géssica Géssica Dias, assistente social que coordena um dos projetos gestados na igreja, chamado Projeto/Movimento Rio Limpo, Cidade Saudável.
Imagine uma igreja de 70 anos, com um título batista, demolir seu antigo templo para construir um espaço multifuncional e aberto à comunidade. Isso lembra as palavras de Jesus, narradas por S. João em um dos evangelhos: “Destruí este templo, e, em três dias, Eu o reconstruirei.” Replicaram os judeus: “Em ‘setenta anos’ [parafraseando] foi construído este templo, e tu afirmas que em três dias o levantarás?”. E assim aconteceu com a Igreja Batista do Coqueiral, em Recife (PE). A demolição do antigo templo deu lugar para a criação de diversos projetos sociais, escolas de fé e política, do Natal em Comunidade, do Projeto/Movimento Rio Limpo, Cidade Saudável e tantos outros, que começaram entre conversas informais e ganharam forma e vida em meio a comunidade.
É certo que nem toda igreja precisa demolir literalmente seu templo, mas o desafio de olhar para fora, encarnar o Evangelho e servir ao “próximo” é um desafio de Cristo para toda sua Igreja ainda hoje. Para os convidados da live, e escritores do artigo publicado no livro Raízes de Um Evangelho Integral, com o mesmo título/tema da live, é preciso compreender que “a missão da Igreja na terra demanda um mergulho contínuo e responsável no que a vida, em sua dinamicidade, apresenta, sendo parte e não vivendo à parte”. Nas palavras dos articulistas, a igreja é um “sujeito presente na cidade” e precisa deixar o status de ser apenas uma “edificação religiosa para encontros dominicais”, e tornar-se “um corpo aberto para o acolhimento e a escuta ativa das dores mais intensas.”
Diálogos de Esperança é uma iniciativa de quatro organizações cristãs – Aliança Evangélica Brasileira, Tearfund, Ultimato e Visão Mundial, quinzenalmente ancorada por Valdir Steuernagel. A série é um espaço criado para conversar sobre assuntos da atualidade que desafiam a igreja Brasileira vai ao ar quinzenalmente nos canais da Editora Ultimato no YouTube e Facebook.
Serviço:
Diálogos de Esperança
Tema: “O Evangelho Encarnado e a Igreja Comunitária”
Realizadores: Aliança Evangélica Brasileira, Tearfund, Ultimato e Visão Mundial
Mediador: Valdir Steuernagel
Data: 05 de Abril de 2022
Hora: 20h
Local: Canal da Editora Ultimato no Youtube.
Sobre os convidados:
José Marcos da Silva é pastor presidente da Igreja Batista em Coqueiral e presidente do Instituto Solidare. Bacharelou-se em Teologia pelo Seminário Teológico Batista do Norte do Brasil; estudou Psicologia na UFPE; é Pós-graduado em Fé e Política pela PUC-Rio. Assessor de Escolas de Fé e Política de alguns estados do Nordeste, palestrante sobre temas como: Mudança de Paradigmas na Igreja; Missão Integral da Igreja e Liderança. Coautor de diversos livros, e autor do livro Desculpe o transtorno: estamos mudando a igreja, publicado pela Editora Esperança. É casado com Ivaneide (45) e tem dois filhos e duas netas.
Géssica Dias é Assistente Social, pós-graduada em Fé e Política, membro dos Movimentos Renovar Nosso Mundo e Nós na Criação, coordenadora do Projeto Rio Limpo, Cidade Saudável (Instituto Solidare). Também é integrante do Fórum Popular do Rio Tejipió e assessora da Escola de Fé e Política Pe. Humberto Plummen e do Centro Nacional de Fé e Política Dom Helder Câmara (CEFEP). Géssica é membro da Igreja Batista em Coqueiral (PE).