A próxima live do Diálogos de Esperança será realizada no dia 20 de setembro (terça-feira), às 20h, com o tema “Como Lidar com Conflitos na Igreja (e fora dela)”. Os entrevistados convidados são Siméa Meldrum, pastora anglicana, defensora dos direitos da criança e coordenadora da Rede de Mulheres de Visão, da ONG Visão Mundial, e Ernst Janzen, pastor menonita e autor dos livros “Conflitos: oportunidade ou perigo? A arte de transformar conflitos em relacionamentos saudáveis” e “Conflitos na igreja: como sobreviver aos conflitos e desenvolver uma cultura de paz”, ambos pela Editora Esperança. Os mediadores são Claudia Moreira, diretora da Tearfund, e o pastor e teólogo Valdir Steuernagel.
Nossas igrejas são comunidades heterogêneas compostas por famílias imperfeitas que se encontram regularmente para aprender a viver como Jesus viveu. Quanto mais essas famílias se aproximam, mais explícitas podem ser as diferenças pessoais, discordâncias de conceitos e ideias e falhas de comunicação. As tensões atuais causadas por divergências políticas e diálogos duros em redes sociais parecem potencializar novas situações de conflito interpessoais que os líderes já não conseguem ajudar a resolver. As sementes da amargura gostam desse tipo de solo. A comunhão dos santos tem sido enfraquecida, gerando um imensurável prejuízo no testemunho e na evangelização (Jo 17).
Como lidar com esse atual desafio que começa na igreja local e extrapola também para fora dela? Ou talvez até comece fora e – sem cerimônia – explode nas relações dentro do ambiente eclesiástico? Quais os problemas mais graves presenciados hoje nas relações entre cristãos evangélicos? Que princípios bíblicos os líderes deveriam adotar? E quando os conflitos começam entre os próprios líderes, o que fazer?
Essas e outras perguntas serão pauta do “Diálogos de Esperança” no dia 20, com o propósito de edificar as igrejas evangélicas no desafio da unidade, de forma prática, e nas dimensões tanto local quanto nacional.
O tema não é apenas importante para nós, hoje, mas também foi para Jesus Cristo. Mais que expressões religiosas, o Senhor espera de nós atitudes sinceras de reconciliação com a irmã e o irmão que estamos em conflito:
“Portanto, se você estiver oferecendo no altar a sua oferta a Deus e lembrar que o seu irmão tem alguma queixa contra você, deixe a sua oferta ali, na frente do altar, e vá logo fazer as pazes com o seu irmão. Depois volte e ofereça a sua oferta a Deus” (Mt 5.23 – NTLH).
Esse é o desafio que o Senhor nos dá. Que Ele nos ajude!
Siméa Meldrum foi a primeira pastora da Igreja Anglicana ordenada no Nordeste, em janeiro de 1991. Iniciou seu ministério, junto com seu esposo Ian, plantando igrejas anglicanas em Salvador, Recife e Olinda (PE). É conhecida internacionalmente como a “Pastora do Lixão” por conta do trabalho magnífico realizado o Lixão de Olinda com catadores de materiais recicláveis. Em 2015, a Pra. Siméa começou a trabalhar na Visão Mundial Brasil, com o desafio de engajar a Igreja Evangélica na causa da Proteção de Crianças e Adolescentes em situação de vulnerabilidade social. Na Visão Mundial ela também coordena a Rede de Mulheres Evangélicas de Visão no Brasil. Desde 2021, ela integra a Equipe Pastoral da Igreja Família 61 em Recife (PE).
Ernst Werner Janzen é pastor da Igreja Evangélica Irmãos Menonitas de São José dos Pinhais (PR), desde 1991. É bacharel em teologia pela Faculdade Fidelis em Curitiba (PR); Mestre em Resolução de Conflitos e Pacifismo pela Fresno Pacific University, Califórnia (EUA). Atua também como professor universitário em cursos de graduação e pós-graduação. Casado com Dorothy e pai de Samuel, Débora e Daniel. É autor dos livros “Conflitos: oportunidade ou perigo? A arte de transformar conflitos em relacionamentos saudáveis” e “Conflitos na igreja: como sobreviver aos conflitos e desenvolver uma cultura de paz”, ambos pela Editora Esperança.
Playlist do Diálogos de Esperança
Assista a todas as lives já realizadas aqui.