Scroll Top

O Brasil é o país mais “crente” do mundo?

CARD_DIÁLOGOS_-_v1_tela_2006
Diálogos de Esperança vai refletir sobre as causas, significados e efeitos da crença em um “poder superior”

 

Quase nove em cada dez brasileiros dizem acreditar em Deus, segundo a pesquisa Global Religion 2023, produzida pelo Instituto Ipsos. Isso coloca o Brasil, junto com a África do Sul, no topo do ranking de 26 países pesquisados pelo Ipsos, com base em uma plataforma online de monitoramento que coleta informações sobre o comportamento destas populações.

De acordo com a pesquisa, 70% dos brasileiros disseram que acreditam em Deus como descrito em escrituras religiosas, como a Bíblia, o Alcorão, a Torá, entre outros, e 19% acreditam em uma força superior, mas não em Deus como descrito em textos religiosos.

Outro ponto interessante é que acreditar em Deus não significa necessariamente ser religioso – e o caso brasileiro demonstra bem isso. Enquanto 89% dos entrevistados no país disseram crer em Deus ou um poder superior, só 76% afirmaram seguir uma religião.

O cenário evangélico

Pensando no público especificamente evangélico, com base nos dados do censo demográfico conduzido decenalmente pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), os evangélicos representavam em 2010 cerca de 22% (aproximadamente 42 milhões) dos brasileiros. Estimativas do Datafolha baseadas em pesquisas de opinião pública sugeriam uma fração ainda maior da população em 2022, cerca de 26%.

De acordo com o estudo “Surgimento, trajetória e expansão das Igrejas Evangélicas no território brasileiro ao longo do último século (1920-2019)”, do Centro de Estudos da Metrópole, da USP, entre 1970 e 1990, o número de templos evangélicos cresceu mais de 16 vezes, passando de 1.049 para 17.033. Ainda segundo o estudo, entre 2000 e 2016 as Igrejas Evangélicas experimentaram o maior ciclo de crescimento desde o início da série observada (1920-2019). Tal ciclo foi impulsionado pelo forte crescimento das Igrejas Evangélicas Pentecostais que, em 2019, tinham 48.781 templos em todo território nacional, contra 22.400 das Igrejas Evangélicas Missionárias e 12.825 das Igrejas Neopentecostais.

Perguntas sobre os efeitos da crença

O cenário religioso no Brasil é efervescente e ultrapassou as barreiras subjetivas e privadas, tornando-se também um fator importante no debate público sobre escolhas políticas, comportamentos sociais e relações interreligiosas.

O que tudo isso significa para nós, evangélicos? Quais as causas e os efeitos da crença em Deus? O que esperar do futuro de uma nação que crê no transcendente? Essas e outras perguntas serão assunto da próxima live do Diálogos de Esperança, na terça-feira, dia 20 de junho, das 19h às 20h, nos canais da Editora Ultimato. Os convidados são Débora Otoni, comunicadora e escritora, e Ricardo Bitun, teólogo, professor e pastor. Os âncoras serão Claudia Moreira e Valdir Steuernagel.


Serviço | Diálogos de Esperança

Tema: “Brasil: o país mais ‘crente’ do mundo”.

Quando: 20 de junho de 2023.

Horário: 19h (horário de Brasília).

Local: Canal da Editora Ultimato no Youtube e Facebook.

Entrevistados: Débora Otoni e Ricardo Bitun.

RealizadoresAliança Evangélica BrasileiraTearfundUltimato e Visão Mundial


Sobre os entrevistados:

Débora Otoni, 36 anos, mineira morando em terras capixabas, casada com Marcos Almeida e mãe de Joaquim, Isabel e Cecília. Trabalha(trabalhou) há mais de 15 anos na igreja local (Missão Praia da Costa) com desenvolvimento e criatividade, eventos e comunicação. Hoje, se dedica à escrita e produção de conteúdo. É criadora e autora dos livros “Eva a Ester” (2020) e “De Maria até nós” (2022) ambos pela Thomas Nelson Brasil.

Ricardo Bitun tem Doutorado em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Atualmente é adjunto da Universidade Presbiteriana Mackenzie. Pastor da Igreja Manaim -Mooca (SP).


Playlist do Diálogos de Esperança
Assista a todas as lives já realizadas aqui.

Posts relacionados

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Privacy Preferences
When you visit our website, it may store information through your browser from specific services, usually in form of cookies. Here you can change your privacy preferences. Please note that blocking some types of cookies may impact your experience on our website and the services we offer.