Em meio à onda recente de ataques violentos em escolas no Brasil, com mortes de uma professora em São Paulo (SP) e de 4 crianças em Blumenau (SC), o Diálogos de Esperança vai conversar no próximo dia 25 de abril, às 19h, sobre o cenário atual da falta de proteção das crianças em nosso país, especialmente, em ambientes que deveriam ser mais seguros, como as escolas. Os convidados da live “Crianças em Perigo: por que estão atacando as escolas?” são a missionária e educadora que vive em Blumenau, Beatriz Resende, e o pastor, teólogo e psicólogo do Rio de Janeiro Daniel Guanaes.
Por que nossa sociedade é tão violenta com as crianças e adolescentes? Que fatores específicos podem ter causado a onda recente de violência e o que ela revela sobre quem somos? Como a igreja pode ser “sal e luz” nesse cenário tão difícil? Qual o grau de força da comunidade na construção de ambientes mais seguros para os pequeninos? Essas e outras perguntas farão parte do diálogo já marcado.
Cenário inseguro
Segundo o Panorama da Violência Letal e Sexual contra Crianças e Adolescentes no Brasil, do UNICEF, 34.918 mil mortes violentas intencionais de crianças e adolescentes foram registradas no país no intervalo de 2016 a 2000 – portanto, uma média de 6.970 mortes por ano ao longo dos últimos cinco anos. “A grande maioria das vítimas são adolescentes – em mais de 31 mil desses casos, as vítimas estavam na faixa etária entre 15 e 19 anos. Essa constatação não deve ocultar que foram identificadas nesse período pelo menos 1.070 de crianças de até 9 anos de idade: em 2020, foram 213 mortes violentas intencionais nessa faixa etária”, informa o relatório.
A publicação chama a atenção também para o crescimento de mortes intencionais de crianças de 0 a 4 anos de idade. “Entre 2016 e 2020, nos 18 estados para os quais dispõem-se de dados completos para a série histórica, o número anual de mortes violentas de crianças com idade entre 0 e 4 anos aumentou 27%, enquanto caiu o número de vítimas nas outras faixas etárias. Esse aumento da violência na primeira infância é uma constatação que chama atenção e preocupa”.
Sobre os entrevistados
Beatriz Oliveira Resende é missionária e educadora na Igreja ABA Blumenau (Aliança Bíblica de Avivamento em Blumenau), a partir da qual coordena projetos do PEPE Network (Programa de Educação Pré-escolar) em outras duas cidades de Santa Catarina, uma no Rio Grande do Sul e uma em Caruaru (PE). É acadêmica do curso de Serviço Social. É membro da Rede de Proteção à Criança e Adolescente de Blumenau (SC). Casada com o também missionário e educador Maurício Resende, é mãe de Ana Carolina.
Daniel Guanaes é teólogo e psicólogo. PhD em Teologia pela Universidade de Aberdeen, na Escócia. Atua como pastor titular na Igreja Presbiteriana do Recreio, no Rio de Janeiro (RJ).
Serviço | Diálogos de Esperança
Tema: “Crianças em Perigo: por que estão atacando as escolas?”
Quando: 25 de abril de 2023
Horário: 19h (horário de Brasília)
Local: Canal da Editora Ultimato no Youtube e Facebook.
Entrevistados: Beatriz Resende e Daniel Guanaes
Realizadores: Aliança Evangélica Brasileira, Tearfund, Ultimato e Visão Mundial
Playlist do Diálogos de Esperança
Assista a todas as lives já realizadas aqui.